“§ 1° - Para os efeitos deste artigo, consideram-se dependentes:
a) O cônjuge sem renda própria;
b) O cônjuge inválido;
c) A companheira mantida a mais de 5 (cinco) anos;
d) Os filhos e filhas de qualquer condição menores de 21 anos ou inválidos;
e) Filho e filha estudantes, que frequente curso secundário ou superior em estabelecimento de ensino oficial ou particular e que não exerça atividade remunerada e/ou lucrativa, até a idade de 24 anos;
f) Os menores sob tutela até aos 21 anos ou inválidos, bem como os curatelados, sem economia própria;
g) Pai inválido e/ou mãe do servidor, desde que viva exclusivamente e expensa do servidor e não sejam filiados a outro sistema de assistência ou previdência própria.”
Dúvidas Frequentes e Informações Básicas
_Como aderir à Assistência Médica dos Servidores Municipais?Para aderir à Assistência Médica dos Servidores Municipais o interessado deve ser Servidor Nomeado ou Efetivo, admitido e em função no cargo ocupado.
O processo para Inclusão funciona da seguinte maneira:
Os documentos para Inclusão de Titulares e Dependentes devem ser apresentados na Assistência Médica, no andar térreo do Prédio Principal da Prefeitura Municipal de Passos.
Eles são solicitados para Inclusão de Servidores e seus dependentes, confecção de suas carteirinhas, arquivo e controle do setor, e estão representados nas seguintes listas:
Para o Servidor
Para o(s) Dependente(s) filho(s) menor(es) de 21 anos
Para o(s) Dependente(s) filho(s) entre de 21 e 24 anos
Para o(a) Dependente Cônjuge
Para o(a) Dependente Pai/Mãe
* Documentos INSS:
Site para emissão: meu.inss.gov.br
OBS: Caso o dependente de interesse não seja cadastrado no INSS, antes da emissão dos documentos no site do Meu INSS o mesmo deverá realizar sua inscrição no seguinte endereço > https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/seus-direitos-e-deveres/inscreva-se.
Caso necessário a Sec. de Administração poderá solicitar documentos complementares.
Autorizações - Consultas, exames e procedimentos precisam ser autorizados na Assistência Médica (salvo em casos de Urgência).
OBS: A validade das guias de procedimentos de agendamento não obrigatório é de 30 dias. Passado esse período o Servidor ou Dependente deverá solicitar a liberação de uma nova guia.
Descontos - Os descontos são feitos na folha de pagamento do Servidor, não podendo comprometer mais que 20% do salário do mesmo. Se o valor total dos débitos for menor do que 20% do salário, o desconto acontecerá de forma integral. No entanto, se esse valor for maior o desconto será feito gradualmente até o valor em débito ser quitado.
Os descontos acontecem da seguinte forma:
Os Atendimentos Externos são divididos entre Urgentes e Eletivos. Antes de serem lançados e pagos pela Prefeitura, eles passam por um processo de auditoria com um médico autorizado.
Descontos - Aqueles que são classificados como Urgência, são pagos integralmente pela Prefeitura (não há desconto em folha para o Servidor), já os que são considerados Eletivos, são pagos 50% pela Prefeitura e 50% pelo Servidor (sendo descontado em folha de pagamento, não comprometendo mais que 20% do salário).
Pedido de reanálise - Estando em discordância com o desconto, o Servidor poderá solicitar a reanálise da conta externa. Para isso ele deverá confirmar na Assistência Médica a origem real desse desconto. Sendo de fato de um Atendimento Externo ele deve seguir os seguintes passos:
Questionamentos - Para obter outras informações a respeito de Atendimentos Externos, entre em contato com a Assistência Médica por telefone ou presencialmente. Lembrando que informações detalhadas e vias de relatórios de descontos ou faturas só poderão ser solicitados presencialmente e pelo Servidor (salvo em casos que o titular esteja impossibilitado e autorize um intermediário para a situação).
A Atualização Cadastral de Dependentes ocorre periodicamente quando este(s) dependente(s) for(em):
Para o(s) Dependente(s) filho(s) entre 21 e 24 anos
Para o(a) Dependente Cônjuge
Para o(a) Dependente Pai/Mãe
* Documentos INSS:
Site para emissão: meu.inss.gov.br
OBS: Caso o dependente de interesse não seja cadastrado no INSS, antes da emissão dos documentos no site do Meu INSS o mesmo deverá realizar sua inscrição no seguinte endereço > https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/seus-direitos-e-deveres/inscreva-se.
Caso necessário a Sec. de Administração poderá solicitar documentos complementares.
As dúvidas em Relação ao uso da Assistência Médica dos Servidores e aos descontos em caso de afastamento deverão ser consultadas junto ao Departamento de Pessoal, via telefone ou pessoalmente.
Dep de Pessoal: (35) 3522-7064
É importante ressaltar que para utilizar os Serviços da Ass. Médica o Servidor que estiver afastado deve estar em dia com as mensalidades, caso contrário, o titular e seus dependentes serão bloqueados até que a situação seja regularizada.
Para demais questionamentos entre em contato com o setor da Assistência Médica dos Servidores Municipais de Passos via telefone ou pessoalmente.
Endereço: Praça Geraldo da Silva Maia, 175 - Térreo. Centro
Telefone: (35) 3522-6135
Email: amedica@passos.mg.gov.br
Atendimento: 08:00 às 17:00 horas