A Festa de São João da Fazenda Nova, realizada por produtores rurais da região da Mumbuca há 236 anos, foi aberta nesta sexta-feira pelo prefeito Ataíde Vilela, a convite da comissão organizadora do evento. A tradicional festa tem como principal atrativo uma fogueira de 25 metros de altura e o transporte da lenha por carros de bois. A festa acontece até domingo, com diversas atrações, entre terços, leilão de prendas e bingo.
A Fazenda Nova é uma comunidade pertencente à Diocese de Guaxupé que realiza a Festa de São João desde os tempos em que iniciava a ocupação da área que se tornaria o município de Passos muitas décadas depois. Nos tempos em que os meios de transporte eram raros, a lenha usada para montar a fogueira era levada para o local por carros de bois. Esse costume se manteve no decorrer de mais de 200 anos, tornando-se um atrativo para as pessoas, além do próprio terço de São João.
Neste ano, a festa começou com a chegada dos carros de bois (21 ao todo), que traziam a lenha para a fogueira. Os carreiros e a boiada foram abençoados pelo padre Advaldo Antônio Ferreira, de Bom Jesus da Penha. Logo após, de maneira informal, a festa foi aberta por Ataíde Vilela, o presidente da comunidade Fazenda Nova, Antônio Luiz Alves, o Toninho, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes e o suplente de deputado estadual Renato Andrade.
Também participaram o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nivaldo de Oliveira Souza, o Chaparral, o chefe de Gabinete, D. Jota Oliveira, os vereadores João Resende (presidente da Câmara), Hilton Silva, Dentinho, Alex Bueno e Nardão.
Segundo Ataíde, tradições como a Festa de São João da Fazenda Nova, devem ser preservadas pelo poder público por serem parte da história de uma comunidade. “Nós temos o dever, a obrigação e o compromisso de cuidar das nossas tradições”, disse, parabenizando os organizadores do evento e a comunidade rural local.
Com apoio da Prefeitura, através das secretarias de Obras e de Agricultura, o local da festa, este ano, recebeu melhorias, como reforma de banheiros, instalação de pisos e troca do telhado da cozinha. Para o presidente da comunidade, Antônio Luiz Alves, a colaboração do Município foi importante para melhorar a estrutura da festa, que é muito prestigiada pelos moradores da região da Mumbuca.
A presença do prefeito no evento também foi bem recebida pelo líder comunitário, que avalia o ato como uma forma de estimular o desenvolvimento da comunidade. “É importante porque ajuda a desenvolver a comunidade”, comentou.
Depois da abertura, foi servido almoço para os carreiros e para as pessoas que compareceram à festa. Conforme a programação, a fogueira será acesa neste sábado, às 20h. Uma hora antes haverá o terço de São João. O festejo termina no domingo, após missa e procissão. “Essa festa é o tudo para pessoal, sem ela, ficam doentes”, disse Toninho.