O prefeito Ataíde Vilela teve um encontro nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, com o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, com quem tratou do término da obra do centro de reabilitação socioeducativa para menores infratores, a Casa do Menor. A reunião foi intermediada pelo deputado federal Rodrigo Pacheco, que vem colaborando com a Prefeitura de Passos nas demandas de segurança pública. Em resposta a Ataíde e Pacheco, Antônio Andrade afirmou que irá solucionar o problema nos próximos dias.
Conforme vem afirmando em todos os assuntos sobre criminalidade em Passos, o prefeito disse ao vice-governador que tanto a polícia quanto a Justiça são cientes do problema, tomam suas devidas providências, mas estas, no caso de menores infratores, não prosseguem conforme espera a sociedade, por falta de uma instituição para interná-los. “Tem menor que já cometeu cinco ou seis homicídios. A Justiça, muitas vezes, precisa buscar vagas em centros de ressocialização em outras regiões, já que Passos não possui esse tipo de equipamento. E, em muitos casos, não há vagas e esses infratores ficam em liberdade”, lembrou.
“Os níveis de criminalidade são intoleráveis e grande parte das ocorrências têm os menores infratores como principais atores. Por isso, tenho mobilizado toda a estrutura do Estado em busca de solução. Saí da reunião com a certeza de que o governo vai dar para essa questão a importância que ela merece”, disse o deputado.
Concordando com Ataíde Vilela e Rodrigo Pacheco, o vice-governador reconheceu que o crescimento da violência é um dos maiores entraves dos governos. “Hoje, a sociedade cobra dos governos ações para minimizar a questão da violência. Então, certamente, a partir da solicitação do deputado Rodrigo Pacheco, do prefeito, vamos dar encaminhamento à Casa do Menor de Passos”, afirmou.