A Farmácia Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Passos informa que está em falta o medicamento Benzetacil, que é distribuído e aplicado na unidade de pronto atendimento (UPA) do pronto socorro municipal. O produto está em falta em todo o país por ter sido esgotada a matéria-prima usada em sua produção, conforme nota do laboratório Eurofarma, fabricante e distribuidor do medicamento no Brasil.
O coordenador da farmácia, Thiago Salum, explica que os médicos da rede municipal de saúde já foram orientados a prescrever remédio similar em substituição à Benzetacil. “Conforme nota técnica conjunta da Secretaria de Estado da Saúde, n°01/2014, e por determinação do secretário Dickson de Castro, para tratamento da sífilis, foi adquirido pelo Município, em caráter de urgência, Eritromicina e Doxiciclina, que podem substituir a benzetacil”, informa o coordenador.
Segundo a Eurofarma, depois de problemas com a qualificação de um novo fornecedor, que não conseguiu produzir regularmente o medicamento, outros laboratórios passaram a colaborar para que a atendimento da demanda seja regularizado em breve.