O prefeito de Passos, Ataíde Vilela, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (15) o deputado federal Rodrigo Pacheco. O encontro teve como objetivo discutir medidas para promover a segurança pública no município, como a retomada da obra do centro de internação de menores infratores. O deputado, que é membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, apresentou ao prefeito um plano de ação parlamentar de combate à violência em Passos.
Faz parte desse plano uma reunião que Pacheco se comprometeu a agendar nas próximas semanas em Belo Horizonte entre o prefeito e o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, para que o estado assegure de forma definitiva o término da obra. Outra alternativa, já apresentada pelo prefeito ao Estado, é a Prefeitura assumir os custos da conclusão da obra. O pedido já foi entregue na Secretaria de Defesa Social e aguarda deferimento.
O prefeito Ataíde Vilela ressaltou a importância da união de forças entre todos os representantes políticos da região como forma de enfrentar o problema da violência que atinge Passos. “Buscamos o apoio de todos os representantes políticos da região, das entidades, dos empresários e todos que estão envolvidos na busca por soluções para os problemas da violência. Essa parceria com o deputado Rodrigo é de grande importância, principalmente nesse momento em que lutamos pela conclusão da obra da Casa do Menor Infrator”, finalizou Ataíde.
“Faço aqui uma visita ao prefeito Ataíde Vilela, representante maior e legítimo do povo passense, para apresentar os dez pontos desse programa e alinharmos pontos que são diretamente ligados à Prefeitura”, disse o deputado federal.
Entre as prioridades apresentadas pelo parlamentar está a destinação de recursos para a construção do novo prédio da Polícia Civil e a instalação de um núcleo de inteligência da Polícia Federal em Passos, para combater o tráfico de entorpecentes.
“Nesse momento, o mais importante é a conclusão do centro de ressocialização de menores infratores. Essa obra é de responsabilidade do governo do estado, e vamos cobrar para que o governo possa concluí-la, já que hoje é a forma mais eficiente de reduzir a criminalidade”, destacou o deputado.
O prefeito de Passos também se mostrou favorável à sugestão de Rodrigo Pacheco à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de organizar um movimento na cidade, o “Passos pela Paz”, que terá enfoque no mapeamento e ações de recuperação de menores infratores, presos e egressos prisionais. “É importante envolvermos toda a sociedade em ações como essas”, disse.