O prefeito Ataíde Vilela recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (9) pela manhã, uma comissão de moradores integrantes da comunidade da igreja de Santos Reis, paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Bairro Santa Luzia). Esse grupo está à frente da organização do segundo encontro regional de companhias de reis, que será realizado em 19 de julho, e levou ao prefeito alguns pedidos para a organização do evento que irá reunir foliões não apenas de Passos, mas de toda a região.
Segundo a comissão, o “Encontro das Companhias de Reis” é uma forma de promover e valorizar essa manifestação folclórica de caráter festiva e religiosa. Durante o evento, aos participantes, incluindo o público, são servidos café da manhã e almoço.
As solicitações da comissão de moradores ao prefeito são a disponibilização de palco, som, a interdição da rua, concessão de alvará e a cessão de ambulância para a realização do evento.
O prefeito se prontificou a atender aos pedidos e aproveitou a oportunidade para enaltecer a importância do Município de valorizar a cultura popular, como a tradição do reisado. “Nós queremos que o folclore e todas as manifestações de cultura popular integrem definitivamente o calendário de eventos do município e que, nos próximos anos, independente do prefeito, esses eventos ocorram de forma permanente”, afirmou.
Dizendo que irá propor um projeto de lei para assegurar o apoio da Prefeitura na manutenção dos festejos populares e religiosos de forma permanente, Ataíde Vilela defende o apoio do poder público ao folclore, especialmente a folia de reis. “Que representa uma das tradições mais bonitas e antigas do nosso povo”, ressaltou.
Para Tarcísio José Cruz, um dos representantes da comissão organizadora da festa, o encontro na prefeitura “foi extremamente satisfatório, na medida em que o prefeito demonstrou todo o interesse em apoiar a festa e em continuar incentivando o folclore local”.
A reunião foi intermediada pelo vereador Hilton Silva, que faz parte da comissão da festa. Também participaram do encontro o chefe de Gabinete D. Jota Oliveira e o assessor especial Reginaldo Santana.