07 NOV 2022
Flipassos começa hoje com programação variada e show do Edinho Santa Cruz

A Feira Literária de Passos (Flipassos) começa nesta segunda-feira, 7, a partir das 18h em sua sexta edição e termina na próxima sexta-feira, 11. Com uma programação recheada de lançamentos de livros, momentos de diálogos com autores e várias atrações, a cidade recebe também o show de Edinho Santa Cruz e banda, às 20h30 na praça Geraldo da Silva Maia, a Praça do Rosário, onde a feira acontece. Para as atividades em locais fechados, os interessados devem agendar pelo telefone (35) 3522-7050. Confira a programação completa que está disponível no site www.passos.mg.gov.br.
A Feira é uma realização da Prefeitura de Passos, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Patrimônio Histórico. Conforme informou a secretária de Educação, Rosa Maria Cardoso Beraldo, que, coincidentemente foi a idealizadora da primeira edição da Flipassos, esta edição buscou a valorização dos escritores passenses que foram muito ousados há 50 anos, com a criação da revista Protótipo.
“Se pensarmos que alguns adolescentes, jovens, se reuniam para escrever, isso há 50 anos. Atualmente os adolescentes estão se reunindo para fazer o quê? A feira busca também mostrar que é possível a qualquer idade, seja criança, jovem, adulto e idosos, podem escrever. Para além da leitura, claro”, disse Rosa.
Com relação a programação, a secretária assegurou que o evento levou em consideração o público eclético e de todas as idades. “Nossa expectativa é que os alunos das redes municipal, estadual e privada possam comparecer durante toda a feira. É difícil precisar um número, mas calculamos que, pelo menos, 10 mil pessoas possam prestigiar o evento”, disse Rosa.
O secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Denilson Cesar Reis, secretaria co-responsável pela realização da Flipassos, contou que o evento tem muitas atrações artísticas e vem num momento pós-pandemia em que as pessoas já estão mais seguras de sair de suas casas e participar de eventos em espaços fechados e também nos abertos que serão as tendas na praça. “Preparamos um evento recheado de artistas incríveis locais e regionais”, afirmou.
Ainda conforme Rosa, sobre este momento pós-pandêmico, só de as pessoas saírem de suas casas e poderem interagir para falar de arte, vivenciar a cultura, a literatura, já é maravilhoso.
A abertura oficial será às 18h, com a banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, seguido da apresentação de poemas musicados da Associação dos Escritos de Passos e Região, às 19h. Às 20h30, terá o show de abertura com Edinho Santa Cruz e banda.
A partir desta terça, 8, até sexta, 11, das 8h às 19h, terá um espaço dedicado à revista protótipo ‘Cinquentenária revista do mimeógrafo’. Uma mostra de poesias com o escritor Adailton Almeida também será exposta durante o evento.
Na terça, das 8h às 20h30, a feira terá contações de histórias, estímulo emocional da escrita, palestra sobre fake news, apresentação da cinquentenária e do ilusionista José Carlos Ciarallo Júnior, conhecido como JKarllus, café literário e releitura do clássico ‘Alice no País das Maravilhas’.
Na quarta, 9, das 8h às 20h30, terá oficina de poemas e sobre mulheres personagens e mulheres escritoras. Neste dia, estudantes vão apresentar livros literários com temas africanos e afrodiaspóricos, além de lançamento de livros de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O dia está reservado também para encontro com os homenageados da Flipassos, lançamento do livro “Terra Sangria”, de Alexandre Marino e apresentação do Coral Pequenos Cantores de Passos.
Na quinta, 10, das 8h às 20h30, terá contações de histórias, apresentações de poesia, dança, teatro, do ilusionista Jkarllus e seresta. Também estão agendados os eventos café com letras e recital de violão. Os livros “O Galo Cocoricó”, de Maria Delboni, e “Encantos da Alma”, da Lea Bougleux serão lançados na feira. O dia terá ainda homenagem ao escritor passense Sebastião Wenceslau Borges e apresentação da corporação musical “Maestro Godofredo de Barros”.
E, finalmente, no dia 11, das 8h às 20h, a feira terá diversas atrações, dentre elas a palestra “A Utilização de Competências Digitais como Mediador da Tecnologia”, bate papo com o escritor André Nascimento, aula sobre redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentações de ginástica, teatro, musical, dança do ventre e de histórias do Peter Pan e da Arte Moderna. Também terá terapia com poesia, sarau passense e lançamento do livro “Sobre amor, coragem e esperança: história de professores e professoras”, de Márcio Francisco. O encerramento da Flipassos terá a participação da Filarmônica 14 de Maio.