A Secretaria Municipal de Fazenda de Passos começou a distribuir os carnês do IPTU 2015 (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os proprietários de imóveis na cidade. Os carnês estão sendo entregues pelos Correios com os vencimentos iniciando em 8 de abril, de acordo com os setores em que a cidade foi dividida pela seção de Cadastro Técnico da secretaria. Ao todo, o Município lançou o imposto de 51.004 imóveis, com arrecadação de R$ 17.120,91.
O contribuinte poderá pagar o IPTU em parcela única, com desconto de 2,5%, ou dividi-lo em nove parcelas.
O secretário da Fazenda, Norival Barbosa, faz um alerta para as pessoas evitarem pagamento com atraso, porque a Prefeitura vem protestando e/ou executando via justiça os devedores inscritos na dívida ativa, que é quando o contribuinte fica mais de um ano inadimplente com os tributos municipais. “O pagamento do IPTU, além de ajudar no custeio das despesas do Município, evita aborrecimentos para a pessoa”, disse o secretário.
De acordo com o Departamento de Rendas, da Secretaria de Fazenda, os carnês foram enviados aos Correios em duas remessas e, por isso, contribuintes que possuem mais de um imóvel poderão recebê-los separados, com diferença de alguns dias entre um carnê e outro.
Os vencimentos do IPTU são de acordo com os dez setores em que a cidade foi dividida, a começar pelo centro, que é o setor 1 e vence em 8 de abril, juntamente com os setores 2 e 3. Esses setores correspondem às regiões dos bairros Muarama, Exposição, Nossa Senhora das Graças e Belo Horizonte. Em 9 de abril, vence o IPTU dos setores 4 e 5, onde estão o Vila Rica, Novo Mundo, Casarão, Colégio de Passos, Serra das Brisas, São Benedito, Bela Vista e Distrito Industrial I.
Os setores 6 e 7 vencem em 10 de abril, compreendendo o Canjeranus, Santa Luzia, Polivalente, Califórnia e Coimbras. Em 13 de abril, vence o IPTU dos proprietários de imóveis na Penha, Primavera, Cohab’s, Vila São José e Jardim Planalto (setor 8). São Francisco, Santa Terezinha, Eldorado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Aclimação e adjacências, que formam os setores 9 e 10, são bairros com a última data de vencimento do imposto.