Os agentes de combate a endemias da Prefeitura de Passos vão fazer nesta sexta-feira um treinamento sobre o preenchimento do boletim específico de notificação e autuação de pessoas que contribuem com a procriação do mosquito da dengue na cidade. Na segunda-feira, os 84 agentes do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) vão sair às ruas com o boletim em mãos para inspecionar os imóveis e fazer as notificações de irregularidades que forem encontradas para a Vigilância Ambiental do município lavrar as multas.
Essa ação faz parte do conjunto de medidas determinadas pelo prefeito Ataíde Vilela, na primeira quinzena do mês, para eliminar o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, respectivos transmissores dos vírus da dengue e da febre chikungunya – este indentificado há poucas semanas em algumas localidades de Passos. Esse trabalho está sendo organizado pelo Departamento de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Controle de Zoonoses e vigilâncias ambiental e epidemiológica.
“O responsável pelo imóvel será instruído pelo agente de zoonoses para providenciar a limpeza no prazo de dois dias, senão será notificado e autuado de acordo com a Lei da Dengue (LC 051/2014)”, disse o diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis. As multas variam de R$ 150 a R$ 1.500,00, de acordo com a quantidade de focos dos mosquitos encontrados na residência ou empresa.
Outro trabalho que os agentes estão fazendo é a varredura nos locais flagrados por imagens feitas a partir do sobrevôo de helicóptero contratado pela Prefeitura para identificar situações que favoreçam a proliferação do inseto. Uma dessas varreduras ocorreu numa casa no Bairro São Benedito em que o proprietário armazenava água numa piscina em cima da laje. O morador foi notificado e já fez a limpeza da piscina. Outros casos semelhantes, mas com caixas d’água descobertas no Bairro Nossa Senhora Aparecida, também foram resolvidos.
A Prefeitura informa que as pessoas não precisam armazenar água além das caixas d’águas comuns, uma vez que Passos não corre risco de racionamento, porque está investindo na ampliação do sistema de tratamento, através do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). A Prefeitura ressalta apenas a importância do consumo consciente, para evitar desperdício.
MUTIRÕES PROGRAMADOS
Nos dois últimos finais de semana a Prefeitura fez mutirões de limpeza nos bairros de maior incidência de focos do Aedes aegypti. Essa ação, que conta com o apoio do Departamento Municipal de Limpeza, da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, prossegue nos finais de semana até o início de agosto, conforme a programação definida pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ).
Neste sábado, o mutirão será realizado nos loteamentos Recanto da Teka, Dedé Veloso, Jardim Serra Verde, Vila Romana, Monsenhor Messias e Jardim Serra das Brisas. O NCZ solicita a colaboração das populações dessas localidades, que deve ser feita através da liberação da entrada dos agentes em seus quintais e também que depositem na calçada em frente às suas residências os objetos que podem acumular água e servir de criadouro do mosquito.