O município de Passos, atualmente, possui um número significativo de pessoas vivendo nas ruas. Todavia, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda – SEDEST oferece diversas alternativas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
São diversos fatores que levam as pessoas a habitarem as ruas, desde uso de drogas até conflitos familiares, esses são motivos para que o número dessas pessoas aumente a cada dia mais. Vale ressaltar que, nos dias atuais, o termo certo é “pessoas em situação de rua”, uma vez que a condição na qual eles se encontram, não é permanente.
De acordo com o Diagnóstico da População em Situação de Rua de Passos, feito de julho a setembro do ano de 2018 pela SEDEST, a maioria da população em situação de rua em Passos é homem, e a idade que predomina nas ruas varia entre 31 e 50 anos (62%).
Para atender às diversas demandas, a Prefeitura Municipal de Passos vem elaborando diversas políticas públicas que melhorem as condições de vida dessas pessoas. Uma dessas foi a criação do Pop Rua – Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que funciona na antiga Rodoviária, localizado na Avenida da Moda. O Centro Pop serve para auxiliar e dar instruções para essas pessoas, nos CRAS ( Centro de Referência de Assistência social), espalhados por toda a cidade pode ser realizado os Cadastros Únicos, carteirinhas do SUS, segundas e demais vias de documentos de registros, entre outros serviços.
A Prefeitura de Passos realiza abordagens sociais diarimante, parra ouvir os moradores em situação de rua e ofertar a eles serviços que possam ajudá-los À sair dessas condições.
Além disso, os CAPS – AD são os ambulatórios especializados em tratamento de dependentes químicos, então, as pessoas em situação de rua que têm ou já tiveram problemas com álcool, drogas e afins, podem ser tratadas no local, após o encaminhamento da Assistente Social.
Uma outra estratégia da Prefeitura, foi fazer uma Campanha educativa que visa alertar a população de que dar esmolas não é a melhor alternativa para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, mas sim oferecer oportunidades que possam promover a construção de um futuro melhor para esta parte da sociedade, como a proposta de empregos ou melhorias na saúde pública, disponibiliza também vagas no Albergue Santo Agostinho para pernoite com jantar e café da manhã.
Contudo, a Prefeitura Municipal visa dar assistência para estas pessoas, não deixando suas condições de vida ficarem precárias, além de prezar pela inclusão social de todos estes.