O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União divulgou na última semana, os resultados da Escala de Transparência da edição deste ano. A cidade de Passos foi a melhor colocada entre os municípios do Sul de Minas, ocupando a 22ª colocação em escala nacional.
O município obteve a nota 9,54, desbancando grandes capitais, inclusive Belo Horizonte que obteve nota 8,94 e ficou na 70ª colocação. Passos em âmbito mineiro ficou em segundo lugar, atrás apenas de Lagoa Santa, com 9,62.
Foram avaliados na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE), o que resultou em 691 entes. Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a EBT 360° contemplou os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira.
A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360° houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). A avaliação incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras”