18 AGO 2017
SAAE ALERTA SOBRE ECONOMIA DE ÁGUA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) alerta aos consumidores para economizar água, se persistir o período de estiagem devido à diminuição da captação poderá haver racionamento, a economia acaba sendo a forma mais justa de distribuição para atender todos consumidores.

.

Com a estiagem aumenta o consumo de água devido ao calor, o nível dos mananciais que abastecem o Ribeirão Bocaina, principal ponto de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), responsável por abastecer a cidade chega a ficar reduzido.

Diante das circunstâncias climáticas sem chuvas, o SAAE solicita a colaboração de toda população para que a água seja utilizada sem desperdícios. Dessa forma, evita-se que a distribuição seja controlada futuramente.

As dicas são simples e ajudam tanto na redução do consumo como no valor pago pelo consumidor na conta.

Reduzir o tempo no banho, aproveitar toda a capacidade da máquina de lavar roupas e não utilizar mangueira de jardim para varrer folhas no quintal e na calçada são formas simples de evitar desperdício e reduzir o consumo.

O SAAE também alerta os consumidores sobre pequenos vazamentos e goteiras, que podem significar um volume considerável de água desperdiçada ao longo de um dia inteiro.

A direção do SAAE  entende que os bairros que estão na parte mais alta da cidade, são os mais prejudicados, com abastecimento de agua  , com isso tem se empenhado para ajudar reduzir também o tempo de espera nessas regiões.

CONFIRA ALGUMAS DAS DICAS:

Ao lavar carros e calçadas com mangueiras durante 15 minutos toda semana, gasta-se cerca de 1.700 litros de água por ano. Baldes e vassouras controlam o uso da água. Para lavar carros, quatro baldes de 10 litros são mais que suficientes para uma limpeza completa, proporcionando uma economia de 100 litros por lavagem.

Plantas e jardins devem ser regados com regadores, preferencialmente no início da manhã ou na parte da noite, para evitar a perda da água pela evaporação.

Piscinas sofrem com perda da água por evaporação. O uso de uma cobertura proporciona uma redução em até 90% na ação.

Ao lavar louças, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja. Ensaboe todos os utensílios e só depois abra a torneira para enxaguá-los. Instalar torneiras com aerador é uma boa opção para diminuir a vazão de água.

Fechar a torneira enquanto se ensaboa durante o banho, reduzindo o tempo de água correndo para cinco minutos, faz com que o gasto de água caia de 243 litros (em banho de ducha de 15 minutos) para 81. Se você é daqueles que espera a água esquentar para entrar no banho, coloque um balde embaixo do chuveiro para coletar a água e aproveitá-la para lavar louças e quintais mais tarde.

Uma descarga com válvula acionada durante seis segundos gasta cerca de 10 litros de água. O vaso com caixa acoplada pode economizar de quatro a sete litros. Para escovar os dentes é só usar um copo para enxaguar a boca, reduzindo drasticamente a quantidade de água usada.

Vazamentos

Uma torneira com vazamento deve ser consertada o mais rápido possível. Uma gota perdida por segundo gera no fim do dia um consumo de 46 litros de água por dia. Em dois meses, o desperdício pode chegar a 2.760 litros, quantidade suficiente para lavar cinco quilos de roupa 20 vezes.

Para detectar vazamentos na rede o consumidor deve, primeiramente, fechar o registro do cavalete. Em seguida, abrir a torneira alimentada diretamente pela rede de abastecimento e esperar até que a água pare de correr. Depois é só colocar um copo cheio de água na boca da torneira. Caso houver sucção da água pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano.

Já para descobrir se há vazamentos em caixas d’águas e reservatórios de edifícios, é necessário fechar o registro de saída da caixa, fechar a torneira da boia e marcar o nível da água no reservatório. Se o nível baixar após uma hora, é sinal que há vazamentos.