Foi assinada pelos integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Passos, ata de registro que declara a banda do 12º Batalhão da Polícia Militar como bem imaterial do município.
A solenidade de assinatura da ata de registro aconteceu na tarde de 17 de agosto no Anfiteatro da Casa da Cultura de Passos durante a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
A banda foi criada em 6 de agosto de 1966, no dia do padroeiro de Passos e sua estréia aconteceu no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, de sua estréia até os dias de hoje a banda de música do 12º batalhão de Polícia Militar não parou de se apresentar, sempre com técnica apurada, repertório eclético. Ouvir as apresentações da banda é sempre uma festa para a população de Passos, para o Sudoeste Mineiro e por onde quer que a banda se apresente.
Com o registro, o município se compromete a salvaguardar a banda, sua identificação, dando o devido reconhecimento, fazendo o acompanhamento de seu desenvolvimento histórico, promovendo divulgações, apoios, dentre outras formas de acautelamento e proteção.
O prefeito de Passos Carlos Renato Lima Reis destacou esse importante momento para a preservação da história do município e disse "estar muito feliz de isso acontecer em sua gestão". Ressaltou que a luta agora é para que a banda continue em Passos pois faz parte da história da cidade.
Destacou também o trabalho conjunto do Secretário Municipal de Educação Michael Silveira Reis e do Diretor do Departamento de Cultura Carlos Jorge Ribeiro, o Caju Ribeiro e disse que "é pela educação e cultura que vamos transformar a cidade".
O prefeito fez referência também ao trabalho da presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural Adriana Beatriz de Oliveira Polez Rocha, "a Adriana faz parte de tudo isso, parabéns, sei que você luta pelo patrimônio da nossa cidade, tem alguém preocupada em preservar os bens culturais do nosso povo e isso é de extrema importância".