22 MAI 2017
Cerest realiza encontros semanais para combate ao tabagismo

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, deu início às atividades do Programa de Combate ao Tabagismo, com o propósito de atender os trabalhadores que desejam parar de fumar. O primeiro encontro dos participantes aconteceu em 11 de maio, com a presença da psicóloga do Cerest, Kelly Ramos, e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Dentre os 30 inscritos no programa, a maioria cita um prejuízo do tabagismo para a qualidade de vida, além do medo de desenvolver doenças graves. O grupo de Combate ao Tabagismo tem duração de três meses e o Cerest já possui uma lista de novos interessados no programa para início no mês de agosto. Os cadastros para quem busca acabar com esse vício que traz inúmeros problemas à saúde podem ser realizados pelo telefone 3522-9266, de 7 às 13 horas, ou na sede do Cerest, na Avenida Breno Soares Maia, S/No.

Tabagismo e doenças

O enfisema e o câncer são as principais doenças causadas pelo uso do cigarro. No Brasil 10,5% das pessoas maiores de 15 anos são fumantes, o país possui uma das legislações mais rigorosas em relação ao tabagismo, a venda é restrita bem como a propaganda e os locais onde se pode fumar. Isso tudo tem o objetivo de dificultar cada vez mais o acesso ao cigarro. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, ao parar de fumar a pessoa já percebe os benefícios logo nos primeiros 20 minutos, como mostra o quadro abaixo.

Ao parar de fumar, seu corpo recebe benefícios constantes:

• Após 20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas: não há mais nicotina circulando no seu sangue.
  • Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas: seus pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias: seu olfato já percebe melhor os cheiros e o seu paladar já sente melhor o sabor da comida.
  • Após 3 semanas: você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano: o risco de morte por infarto já se reduziu à metade.
  • Após 5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.