26 ABR 2017
Esclarecimentos da Prefeitura de Passos sobre Gastos com Saúde

ESCLARECIMENTOS DA PREFEITURA DE PASSOS SOBRE GASTOS COM SAÚDE

A Prefeitura de Passos esclarece que durante reunião do Conselho Municipal de Saúde na Câmara Municipal, em 25 de abril, foi feita de forma EQUIVOCADA a comparação de gastos da saúde nos primeiros meses do ano de 2017 com o aplicado pela administração anterior.

O valor de R$ 522, citado pela presidente do Conselho, refere-se ao volume gasto por habitante durante todo o ano de 2016, e os R$ 52 se referem apenas ao gasto dos dois primeiros meses de 2017. Dessa forma, os parâmetros não se comparam.

Neste 1º bimestre de 2017 o Município de Passos já cumpre a legislação que determina o percentual mínimo de 15% da Receita Corrente Líquida (RCL), com gastos em Saúde, número superior ao efetuado no mesmo período do ano passado, que foi 11,72%.

Outra ação não computada foi o pagamento de R$ 4,5 milhões de dívidas deixadas pela administração anterior, débitos com fornecedores, inclusive de medicamentos, e que necessitam ser quitados para que o município regularize os estoques e o atendimento à população. Vale ressaltar que gastos excessivos foram cortados, como horas extras desnecessárias.

A Prefeitura de Passos está atuando para que o uso do dinheiro público seja empregado de maneira correta, priorizando as necessidades da população. O trabalho é para oferecer um atendimento adequado na UPA, assim como nas demais unidades de saúde do município, e também repor o estoque de medicamentos que estão em falta na rede.

O compromisso da administração é trabalhar com transparência e seriedade nas ações, tendo como foco a oferta de um serviço de qualidade.