05 ABR 2016
Prefeitura de Passos planeja ações pontuais contra o Aedes

A Prefeitura de Passos planejou ações pontuais de combate ao mosquito Aedes aegypti por causa dos casos confirmados de dengue no início do mês de março. As ações foram determinadas pelo prefeito Ataíde Vilela, que reuniu secretários e os responsáveis pelo combate a endemias nesta segunda-feira para discutir as infestações e as novas ações para impedir que a doença se alastra na cidade e também evitar as febres da zika e chikungunya.

Os dados relativos às transmissões dos vírus pelo mosquito no município de Passos mostram 524 notificações de suspeitas de dengue até o dia 8 de março, das quais apenas 18 foram confirmadas. De chikungunya não houve notificações de suspeitas e do zika, com 52 notificações, não houve confirmações da doença. No entanto, todos os casos notificados de zika são de pacientes que podem ter contraído o vírus fora de Passos, mas que sentiram os sintomas na cidade e, que, portanto, tiveram suas notificações feitas no município.

Embora os números não sejam altos, em comparação a outras cidades que enfrentam epidemia, o prefeito Ataíde Vilela determinou a adoção de novas medidas para evitar o crescimento dos índices.

Um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), mutirões de limpeza e tratamento de focos do mosquito nos bairros com maior incidência fazem parte do plano traçado no gabinete do prefeito e começam a ser colocados em prática nesta terça-feira. “Se no ano passado nós ficamos 12 semanas consecutivas sem um caso sequer de dengue em Passos, por que não fazermos o LIRAa agora?”, indagou o prefeito Ataíde Vilela, defendendo o levantamento como um instrumento eficaz para direcionar os trabalhos.

A reunião teve as presenças da coordenadora da Vigilância em Epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde, Suely Cortez, dos secretários municipais Angelita Dias Borges Orsolini (Saúde), Pilar Aparecida Lemos Faria (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Sônia Maria de Oliveira (Obras, Habitação e Serviços Urbanos), e do chefe de Gabinete, Reginaldo Santana. Também participaram o diretor de Saúde Coletiva, Gabriel Patrick de Jesus Abreu, e os coordenadores de órgãos da Saúde Coletiva – Priscila Soares Correa Faria (Vigilância em Epidemiologia) e Oswaldo Rattis Júnior (Núcleo de Controle de Zoonoses).

De acordo com Suely Cortez, os números de pessoas infectadas pelo vírus da dengue em Passos estão de acordo com o que ocorre no país, embora em índices muito menores. “Esse acréscimo (nos índices) é no Brasil inteiro, nesse período”, disse, ressaltando a importância de todos os municípios manterem o programa de combate e prevenção durante todo o ano, para maior controle do vetor das doenças, o Aedes aegypti.

O novo plano da Prefeitura de Passos prevê também o cruzamento dos resultados do LIRAa com as notificações de suspeitas para que o tratamento focal (limpeza e aplicação de larvicida) possa ser direcionado aos bairros com maiores infestações do mosquito. A coordenadora da Epidemiologia da SRS recomendou que o Núcleo de Zoonoses informe as localidades com mais focos para que ela solicite ao Estado autorização para que o trabalho dos agentes em Passos se concentre nessas áreas, impedindo, assim, o avanço da proliferação do Aedes aegypti.