01 ABR 2016
Aeroporto de Passos recebe mais investimento

O Aeroporto Municipal José Figueiredo, de Passos, cumpriu mais uma etapa para explorar vôos comerciais regionais. Depois da homologação para operação 24 horas, o aeroporto foi contemplado com uma viatura especial para a brigada de incêndio. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) da Prefeitura de Passos, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, o investimento é de R$ 1,2 milhão, através do Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

A logística de combate a incêndios no aeroporto de Passos é uma das melhorias previstas no convênio do Município com a Secretaria de Aviação Civil, com recursos para construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o Brasil. “Nós estamos cumprindo etapas para a operacionalização comercial do nosso aeroporto desde 2013, quando conseguimos a homologação para vôos diurno e noturno. É importante dizer que essa homologação não teve custos para a Prefeitura, uma vez que empresários da cidade nos ajudaram a fazer o projeto”, explica Taquinho.

A previsão é de que o caminhão, uma viatura especializada aeroportuária, seja entregue na próxima segunda ou terça-feira, segundo comunicado da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) de Minas Gerais à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Passos (Sictur). Além do caminhão, o programa prevê, entre outros investimentos, cursos de capacitação para o pessoal que irá atuar na brigada de incêndio.

Segundo Taquinho, o caminhão de combate a incêndio é o primeiro fruto do convênio da Prefeitura de Passos com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, pelo Programa de Aviação Regional. Em 2015, dois engenheiros especializados fizeram um estudo de viabilidade técnica e análise estrutural no aeroporto de Passos, que serviriam para as operações de investimento.

Com base nesse estudo, é que foi elaborado o projeto de ampliação e melhorias do aeroporto, sendo a brigada de incêndio a primeira a receber os recursos. O programa irá investir também no terminal de passageiros, no setor de bagagens e até na mudança da entrada do aeroporto. Essa fase está em processo de licenciamento ambiental e desapropriação de cinco hectares no entorno do aeródromo.

“Esse caminhão para a brigada de incêndio representa o trabalho que estamos fazendo nesse período e mostra a força de Passos, porque o caminhão é um dos instrumentos mais caros do aeroporto. E nós conseguimos só com nosso trabalho, sem obrigação de contrapartida da Prefeitura e sem precisar da ajuda de deputado”, comentou o secretário.