05 ABR 2016
Semana da Biblioteca é aberta oficialmente

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (4), no anfiteatro da Casa da Cultura, as comemorações alusivas do Dia Nacional da Biblioteca, que será celebrado no dia 9 de abril. As atividades, que vão até sábado, começaram com contação de histórias para alunos da rede estadual e municipal de ensino e visitação à sala “Escritores e Cia”, no Palácio da Cultura. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), é uma maneira de incentivo à leitura e estímulo para que o cidadão frequente as bibliotecas municipais.

Os alunos da Escola Estadual Júlia Kubitschek e da Escola Municipal Francina de Andrade ouviram do ator e estudante de pedagogia Pedrinho Silva as histórias “O conto das almas penadas”, “O príncipe dragão” e “Tia Miséria”. De acordo com o artista, “a contação de história é a forma mais lúdica de atingir as crianças, porque além de ouvir, ela é o ator principal, o criador da cena. Através disso, ela constrói um senso crítico de acordo com o que é induzido pela história”.

A diretora de Educação, Neuza Funchal, abriu o evento dizendo que “essa comemoração é essencial para relembrarmos a importância da leitura, como dizia o próprio Carlos Drummond de Andrade”. “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça a quase totalidade não sente essa sede”, disse Neuza Funchal.

Outros destaques da programação são: sarau musical com os cantores Giovani Lima, Bábe Grilo e o coral Pequenos Cantores de Passos e contação de história todos os dias à tarde, de 14h às 15h, na Casa da Cultura, pelo artista Pedrinho Silva. Na quarta-feira (13), os eventos serão na biblioteca “Hilda mendonça” e no anfiteatro “Gilda Parenti”, ambos na Praça do CEU no Bairro Coimbras.