16 DEZ 2015
Ifsuldeminas é inaugurado oficialmente em Passos

Em cerimônia ocorrida na manhã desta quarta-feira (16), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Ifsuldeminas) foi entregue oficialmente à população de Passos. O Ifsuldeminas está instalado em Passos desde 2010, mas só agora foi oficialmente entregue à comunidade. Na ocasião, também foi inaugurada a biblioteca do campus, o refeitório e um bloco pedagógico.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes de diversos segmentos da área de educação. O prefeito Ataíde Vilela esteve presente e fez questão de ressaltar a importância da instituição para Passos. Junto com o primeiro diretor do campus, Juvêncio Geraldo de Moura, hoje do corpo docente do instituto, Ataíde inaugurou o bloco pedagógico.

“O Ifsuldeminas cresceu muito rápido e hoje é um orgulho para nossa cidade! Estão de parabéns todos os que estão sendo responsáveis por esse crescimento, professores, alunos e funcionários. No Brasil, todas as cidades que se desenvolveram tiveram nas universidades uma ferramenta de transformação. O Ifsul é o embrião da nossa universidade federal e tem tudo para continuar contribuindo para o desenvolvimento de Passos e região”, destacou o prefeito.

A Prefeitura mantém convênios de cooperação técnica com o Ifsuldeminas através da cessão de funcionários e estagiários para a instituição. Recentemente, a administração doou para a instituição uma área de 10.385,22m² onde será construído um complexo esportivo.

O campus está situado no Bairro Nossa Senhora da Penha II, próximo à Capelinha da Penha e ao posto do Batalhão da Polícia Militar. Hoje, são ofertados oito cursos presenciais, em diversas modalidades de ensino, cursos de extensão e cursos Pronatec. A partir de 2016, o campus receberá a pós-graduação em enfermagem oncológica e mais cinco cursos nos níveis médio, subsequente (técnico) e superior.

Ao todo, 451 alunos são beneficiados com o estudo gratuito. São 129 pessoas trabalhando na instituição: 61 docentes; 40 técnicos administrativos e 28 funcionários terceirizados.

Também estiveram presentes o reitor do Ifsuldeminas, Marcelo Bregagnoli, o coordenador geral de planejamento e gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Nilton Cometti, e o diretor geral do campus de Passos, João Paulo Toledo Gomes.