16 DEZ 2015
Secel realiza “soletrando” e jogos de inglês nas escolas municipais

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos realizou o 7º Projeto Soletrando, desenvolvido durante todo o ano, e o 1º English Game, que teve início no segundo semestre, nas escolas municipais. Ambos envolveram os alunos do ensino fundamental I (4º e 5º anos) e ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Nas duas modalidades aconteceram competições internas nas escolas e os vencedores participaram da etapa final nos dias 9 e 10 de dezembro, nos laboratórios de informática da UAITEC, instalados no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos.

O “English Game” é uma competição criada pela Secel neste ano para  enriquecer o “Soletrando”. A competição ocorre entre os alunos da rede municipal de ensino, levando-os a estudar a língua inglesa, que é tão utilizada na atualidade, além da portuguesa. No “English Game” os alunos estudam a pronúncia e a tradução das palavras em inglês, passam pela competição interna na escola e posteriormente competem com os campeões das demais escolas na etapa da Secel.

A coordenação geral dos projetos ficou a cargo da professora Cláudia Lílian de Carvalho Andrade, que contou com a colaboração de outros professores das escolas municipais. Eles contribuíram com os alunos estudando os materiais de apoio que são: bancos de palavras e CD específico do English Game, gravado pelo professor de inglês Ticiano Freire. Através do CD, os alunos estudaram e memorizaram a pronúncia correta das palavras em inglês.

De acordo com a diretora de Educação, Neuza Maria Funchal Paiva, "o Projeto Soletrando contribui com o desenvolvimento da escrita que tem grande influência em nossas vidas”. “A comunicação faz parte do nosso dia a dia e desde cedo convivemos nas práticas sociais com as letras, e as palavras que estão em toda a parte: em livros, placas, outdoors, embalagens, jornais, revistas. Como cidadãos letrados e conscientes, devemos estar sempre atentos à maneira correta de ler, escrever e interpretar”, disse.

A coordenadora e mentora do Projeto English Game, Cláudia Andrade, avaliou os resultados de forma muito positiva. "O projeto propiciou o aumento do conhecimento dos alunos em língua inglesa e língua portuguesa, ampliando o domínio e o acervo de palavras, destacando ainda que o trabalho em equipe e a parceria são de fundamental importância para um trabalho efetivo em todas as disciplinas", comentou.

O professor Ticiano Freire, que participou da preparação do CD, agradeceu a secretária da Secel, Pilar Aparecida Lemos Faria, a diretora de Educação, Neuza Maria Funchal Paiva, a professora Cláudia Andrade e toda a equipe de professores de língua inglesa da rede municipal. O corpo de jurados foi formado pelos professores de inglês Angelina Pimenta Hipólito Oliveira, Cleyde Lázara Borges, Waldirene Capistrana Justino e Alessandra A. Oliveira.

Além dos prêmios concedidos aos campeões pela Secel, os alunos Maria Eduarda Carvalho Rezende (escola Ângela Ribeiro) e Tainã de Oliveira Silva (Silas Figueiredo), 1º e 2º lugares do English Game do Fundamental I, ganharam uma bolsa de estudos do curso de inglês da professora Angelina Pimenta.

RESULTADO DAS COMPETIÇÕES

Campeã do Soletrando Língua Portuguesa