13 NOV 2015
Fase Final do Jojuninho é aberta oficialmente em Passos

O Ginásio Municipal Elzo Calixto Mattar (Barrinha) recebeu na noite de quarta-feira (11) as delegações das 20 cidades que disputam a fase final dos Jogos da Juventude – Jojuninho 2015. Com a presença do prefeito Ataíde Vilela, da secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, do vice-presidente da Associação Esportiva dos Municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Assesmig), Rui José Pereira, do diretor de Esporte e Lazer, Júlio Mattar da Silva, e da diretora de Educação, Neuza Funchal, foi realizado o desfile das delegações, executado o hino nacional, feito o juramento do atleta e acesa a pira olímpica da competição.

Estima-se que mais de mil atletas de até 15 anos estão Passos para a disputa dos jogos de futsal, handebol, basquete e vôlei em ambos os sexos. Para o diretor de Esporte e Lazer, Júlio Mattar, este pode ser considerado o maior evento esportivo do ano em Passos. “Pela grandiosidade deste evento, pelo número de participantes, podemos dizer que este é o maior evento neste ano em nossa cidade. Todo grande atleta começou assim, com a iniciação no esporte, e é isso que a cidade de Passos está promovendo”, disse.

Em seu pronunciamento de abertura, o prefeito Ataíde Vilela ressaltou a importância de Passos voltar a receber este evento depois de tanto tempo. “Sem dúvida, é uma alegria pra nossa cidade estar sediando estes jogos depois de 20 anos e em um momento em que estamos muito próximos da realização das Olimpíadas aqui no Brasil. Portanto, esses jogos servem como estímulo para os nossos jovens já que daqui a quatro anos, na idade em que esses atletas que estão aqui hoje, poderão, quem sabe, representar o nosso país nos jogos plímpicos de 2020”, comentou o prefeito.

Ataíde ressaltou ainda o investimento da Prefeitura no esporte, contribuindo para evitar que muitos jovens sejam cooptados pela criminalidade. “Nós temos também o Centro de Iniciação ao Esporte, o CIE, no Bairro da Penha, na Cohab 2,  que já iniciou as obras, e é orçada em mais de quatro milhões de reais. O CIE vem também nesse sentido de estimular e trazer cada vez mais nossos jovens a praticarem o esporte e não seguir o caminho da criminalidade”, disse.

O Jojuninho é organizado pela Assesmig, com contrapartida da Prefeitura em locais de jogos, alojamentos e profissionais de educação física. As partidas já estão acontecendo nos ginásios municipais Elzo Calixto Mattar e Barú de Pádua e nas duas quadras poliesportivas do Clube Passense de Natação. Todas as tabelas das competições estão em www.assesmig.org.br.

13/11/2015
Fase Final do Jojuninho é aberta oficialmente em Passos