A 1ª Conferência Municipal de Cultura será em 21 de outubro, das 8h30 às 17h, no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). “A participação popular é que faz o sucesso da conferência e das futuras políticas municipais de cultura, porque são as demandas e as diretrizes da sociedade civil, das entidades e dos artistas que irão constar no Plano Municipal de Cultura”, explica a diretora do Departamento de Cultura, Taciana Lopes Baptista, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
A conferência terá as palestras “Sistemas e Planos Municipais de Cultura”, com Cesária Alice Macedo, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, e “Elaborando os Sistemas e Planos Municipais de Cultura”, com a gestora e consultora cultural Cláudia Morais Neves.
As palestras serão ministradas na parte da manhã. À tarde, serão formados grupos de trabalho para a análise das sugestões e, no final, será formada uma sessão plenária para a votação das propostas que serão encaminhadas para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
A 1ª Conferência Municipal de Cultura de Passos terá abertura com o Hino Nacional e o Hino a Passos cantado pelo coral Pequenos Cantores de Passos e ainda três apresentações culturais.
O Sistema Municipal de Cultura começou a ser discutido com a sociedade em janeiro de 2014, em cumprimento a uma série de etapas para a criação do Plano Municipal de Cultura, que irá nortear as políticas públicas locais para o setor. O Conselho Municipal de Cultura, que organiza a conferência junto com o Departamento de Cultura da Secel, e a lei municipal 3.106 de 29 de setembro de 2014 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura são os primeiros resultados do processo.