A Prefeitura de Passos liberou no final da tarde desta segunda-feira a Avenida Sabiá, no Bairro Nossa Senhora das Graças, para o trânsito de veículos e pedestres. As manilhas que bloqueavam o tráfego foram retiradas por máquinas da Secretaria Municipal de Obras, abrindo mais uma via de ligação da zona central da cidade com a região dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Aclimação. A ação foi acompanhada pelo prefeito Ataíde Vilela, a secretária de Obras, Sônia Maria de Oliveira, e o chefe de Gabinete, Reginaldo Santana.
A determinação para a liberação da avenida é do prefeito Ataíde Vilela, que justificou a medida dizendo que, embora não esteja 100% concluída, a obra é uma necessidade urgente da população passense, diante do trânsito intenso principalmente nos horários de pico. Ainda faltam a ligação das ruas que dão acesso à avenida, a construção de passeios, a instalação de elétrica e o término do paisagismo.
“É uma obra muito importante para a mobilidade urbana de nossa cidade e a gente estava aguardando a finalização das obras, como a iluminação e encabeçamento de ruas, para liberar a avenida. Mas como foi aprovado pela Câmara que os recursos com a venda dos terrenos serão destinados para a conclusão desta obra, decidi antecipar essa liberação, até porque nós temos um número muito grande de veículos, mais de 60 mil veículos, circulando e apenas uma via para fazer a ligação dos bairros acima da MG-050 ao centro da cidade”, disse Ataíde.
A Avenida Sabiá integra o projeto de infraestrutura com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que inclui a canalização dos córregos Sabiás e Boiadeiros, pavimentação da Avenida José Caetano de Andrade, construção de rotatórias e correção de curso de água. Os recursos enviados ao município são acima de R$ 15 milhões.
As obras complementares, a título de contrapartida da Prefeitura, serão concluídas nos próximos meses, com parte do dinheiro a ser arrecadada com a venda de terrenos do Município. Serão feitos o encabeçamento das ruas de acesso à avenida, instalada a iluminação pública e construídos os passeios para os pedestres, que vão completar o projeto de infraestrutura local.
“Quem reside nos bairros acima da MG-050, ali no jardim Canadá, Flamboyant, Aclimação, Recanto da Teka, Nossa Senhora Aparecida, todos aqueles bairros, leva muito tempo para chegar ao centro da cidade. Com a avenida liberada, esse trajeto vai levar não mais que cinco minutos, o que é, portanto, um ganho e uma melhoria significativa até na qualidade de vida das pessoas que estão trabalhando, porque vão perder menos tempo no trânsito e aproveitá-lo para outras atividades e até para descansar mais”, analisa o prefeito.
Das obras a serem realizadas para a conclusão do projeto, já foi licitada a pavimentação das ruas de acesso à avenida Sabiá, está em andamento o processo de licitação da rede elétrica, foi feita a sinalização de trânsito e será concluída os serviços de paisagismo.
Quanto aos lotes que interditam parte da Avenida José Caetano de Andrade na altura do Bairro São Francisco, a Prefeitura está finalizando o acordo de desapropriação das áreas.