A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), firmou um convênio de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a realização de cursos que serão ministrados em uma infraestrutura cedida pelo município, próxima ao Fórum, onde funcionou, provisoriamente, a Escola Municipal Francina de Andrade durante a reforma da escola. Serão três salas de aula, cada uma com capacidade para aproximadamente 30 alunos. Uma turma já está em andamento em um espaço também provisório cedido pelo Estado e visa dar atendimento às indústrias e empresas que estão se instalando na cidade.
O objetivo da parceria é a cooperação entre as partes, visando à manutenção de uma unidade SENAI em Passos, em área e edificações que serão disponibilizadas pela prefeitura, para a organização, desenvolvimento e implementação de ações e programas de Educação Profissional, Serviços Técnicos e Tecnológicos, em atendimento às demandas regionais identificadas pelos convenentes. A concessão da área é pelo prazo de 15 anos.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, a capacidade máxima de atendimento simultâneo será de 360 alunos por dia, distribuídos em 120 por turno. A regional SENAI-MG possui um programa de estímulo à interiorização do desenvolvimento no processo de desconcentração industrial e tem, ainda, como uma de suas diretrizes, a expansão dos seus serviços em parceria com o poder público e outras instituições.
É característica da ação do SENAI/DRMG a formação profissional, com o objetivo de resgatar e consolidar a noção essencial da cidadania. Segundo o SENAI, a parceria com Passos se alinha aos projetos de formação profissional desenvolvidos pelo SENAI/DRMG, enquadrando-se nos encargos constitucionais estabelecidos.
As operações iniciarão com uma infraestrutura voltada para as áreas de metalmecânica e elétrica industrial. Dentre os cursos que poderão ser oferecidos, estão os Técnicos em Eletromecânica, Manutenção Mecânica Industrial, Informática, Saúde e Segurança do Trabalho, Qualidade, Logística, Administração, Eletrotécnica, e Aperfeiçoamento e Qualificação em diversas áreas.
A implantação do SENAI em Passos é fundamental para suprir a crescente necessidade da indústria local e regional por profissionais qualificados, oferecendo Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos. Essa iniciativa terá um impacto significativo no desenvolvimento socioeconômico da comunidade, proporcionando formação e capacitação alinhadas às demandas do mercado de trabalho. Como resultado, o setor industrial será fortalecido, aumentando sua competitividade e promovendo a sustentabilidade econômica da região, além de impulsionar o crescimento e a inovação nas empresas locais.
O supervisor de Turismo da SICTUR, informou que, dentre as tratativas e benefícios para os passenses, a administração municipal conseguiu que o SENAI/DRMG concedesse cinco bolsas de 100% nos cursos pagos para os munícipes de Passos, sendo que a indicação dos contemplados ficará a cargo da prefeitura.