Passos dispara sua posição no ranking do Índice de Qualidade da Educação para 2025. As novas estimativas apontam que o ensino da cidade melhorou sua classificação e foi da 405ª para a 41ª posição no Índice de Educação Consolidado, dentre os 853 municípios do estado. Além de subir posição no IEC, os índices de Rendimento, Atendimento e Gestão Escolar também melhoraram consideravelmente.
As projeções foram feitas com base em resultados e dados de desempenho dos alunos do ensino fundamental de escolas da rede municipal de ensino no ano de 2024.
Os cálculos, feitos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), foram realizados a partir de diversos fatores, dentre eles, o desempenho dos alunos do 2º, 5º e 9º ano em avaliações externas promovidas pelo estado, a taxa de participação dos estudantes nessas avaliações, taxa de aprovação, indicador de adequação da formação docente etc.
Além desses fatores, também foi levado em consideração a questão da educação integral no município. Atualmente, em média, 200 alunos estão matriculados no ensino integral e a expectativa é que, com um repasse maior de recursos financeiros, esse número mais que dobre no ano de 2025 e chegue a, aproximadamente, 500 alunos.
Ao todo, Passos conta com 5067 alunos matriculados na rede municipal, sendo 4208 nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, e 859 nos anos finais, do 6º ao 9º ano. Toda essa evolução aconteceu graças ao desempenho escolar de nossos estudantes, fazendo com que o repasse da educação para o próximo ano aumentasse de R$1,8 milhões para R$2,6 milhões.