Idosos que integram o Grupo Conviver do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Novo Horizonte, em Passos, assistiram a uma palestra sobre os riscos de tomarem remédios por conta própria. A palestra foi ministrada por uma equipe farmacêutica de uma rede de drogarias, que também aferiu a pressão arterial do público. Segundo a coordenadora do Cras Novo Horizonte, Laíz Jackeline de Melo, o assunto foi abordado devido ao costume manifestado pelos idosos de consumirem analgésicos, anti-inflamatórios e outros remédios sem receita médica.
A palestra “Perigos da automedicação” foi ministrada pelos farmacêuticos Geraldo Francisco da Silva, Nataly Cristina e Carolina Nogueira Avalone a um grupo de 45 idosos integrantes do Grupo Conviver, coordenado pela assistente social Lucimar Cristina no Cras Novo Horizonte.
Segundo Laíz de Melo, analgésicos, anti-inflamatórios e até antibióticos são alguns tipos de remédios que os idosos revelaram usar sem prescrição do médico.
Um dos palestrantes, o farmacêutico Geraldo Francisco da Silva, disse que a iniciativa do Cras foi excelente, principalmente porque o público era de idosos, muitos dos quais consomem remédios de uso contínuo que, misturados com outros utilizados sem conhecimento médico, aumentam ainda mais o risco de agravamento da saúde.
Intoxicação, super-dosagem e alergia são alguns dos principais perigos da automedicação. “E bactérias que criam resistência (que dificultam a cura de infecções). É tudo devido ao uso incondicional do medicamento”, disse Geraldo Francisco.
Após apresentação do tema, a equipe farmacêutica abriu espaço para debate e esclarecimento de dúvidas. Nesse momento, várias pessoas do grupo admitiram sofrer problemas de saúde relacionados ao uso indiscriminado de medicamentos.
Geraldo Francisco conta também que um dos problemas citados pelos idosos é quanto a administração de remédios de uso contínuo, prescritos por médicos. Nesse caso, não há automedicação, mas consumo inadequado. “Às vezes misturam muitos remédios, fazem muita confusão em relação ao horário de tomar”, disse o farmacêutico, que, junto com as colegas, explicaram pacientemente como e quando cada remédio deve ser tomado.
No final do evento, os farmacêuticos mediram a pressão arterial de todos os presentes e lhes entregaram brindes ofertados pela drogaria. No encerramento, foi servido lanche e a equipe técnica do Cras presenteou os palestrantes com objetos artesanais, como forma de agradecimento pela colaboração.
Em setembro, o Cras Novo Horizonte irá promover nova palestra em saúde para os idosos. Segundo a coordenadora Laíz de Melo, o tema será “os perigos do sol de verão para a pele”.