Profissionais da área de educação infantil do Município de Passos começaram um curso de formação em “Neuroeducação: um olhar para a educação infantil”, capacitando-os para o emprego de técnicas de desenvolvimento infantil para alunos de cinco anos e da pré-escola municipal. Promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) através da equipe de coordenação da Educação Infantil e o Setor Psicopedagógico, o curso começou em 25 de maio e terá sete meses de duração, numa carga horária de 120 horas. A cerimônia de abertura do curso ocorreu no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, com as presenças de 198 educadores, entre pedagogas, diretoras, vice-diretoras e professoras de pré-escola de cinco anos das escolas e centros de ensino infantil municipais.
A secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, e a diretora de Educação, Neuza Maria Funchal Paiva, apontaram a seriedade e o compromisso crescente da gestão municipal com a educação de qualidade na educação infantil. A médica pediatra Rosângela Leal Cherchiglia proferiu palestra sobre a “importância da família e das instituições escolares no desenvolvimento saudável da criança nos aspectos físicos, cognitivos, psicológicos, emocionais e sociais”.
As aulas prosseguirão na Casa da Cultura, na Sala de Formação Continuada, com encontros presenciais mensais e estudos não presenciais, segundo informações da Secel. Uma equipe da Secel, formada por Marcella Aguiar Alves Ferreira, Jane Fernandes Hespanhol e Rosane da Silva Reis Pereira, irá ministrar o curso, cuja proposta é “ampliar a bagagem das educadoras, fortalecendo o trabalho que vem sendo disponibilizado pela rede municipal nos Cemeis (centros municipais de ensino infantil) e escolas municipais”.
De acordo com a Secel, a partir da capacitação dos educadores, será implantado um trabalho interventivo nas salas para alunos de cinco anos e da pré-escola, sendo extensivo e adaptado também às crianças na idade de quatro anos. “Os temas abordados estão relacionados com a crescente preocupação dos estudiosos com o desenvolvimento infantil, onde os primeiros anos de vida são de extrema importância para o bom desempenho nas várias áreas do crescimento humano”, explica a Secel.
O curso recebeu o nome de "Neuroeducação: um olhar para a educação infantil", segundo a Secel, por enfatizar nos encontros a importância das funções executivas na dinâmica escolar. “Se as crianças forem bem trabalhadas e estimuladas em seus processos cognitivos, metacognitivos e comportamentais referentes a autorregulação, o indivíduo adulto poderá usufruir de todas as suas capacidades e colher muitos benefícios em sua vida social, profissional e particular.”