A Prefeitura de Passos inaugurou nesta quinta-feira o Centro Educacional Unificado das Artes e dos Esportes (CEU), entregando à comunidade do Bairro Coimbras um complexo para o desenvolvimento de projetos e programas educacionais, artísticos e esportivos. A solenidade, presidida pelo prefeito Ataíde Vilela, teve as presenças de moradores locais, secretários municipais, diretores escolares, professores e diversas autoridades. Uma apresentação teatral e a banda de música do 12º Batalhão da Polícia Militar foram os atrativos artísticos da cerimônia.
Também compareceram à inauguração os familiares de Vitor Filomeno Marques, o “Seu Vitinho”, que dá nome ao CEU, e de Sebastião Lourenço de Lima, nome do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os dois eram antigos moradores do loteamento Nossa Senhora de Fátima e, por serem muito populares, foram escolhidos para as homenagens.
Presentes na solenidade, a escritora Hilda Mendonça e a professora Gilda Maria Parenti também seriam agraciadas com seus respectivos nomes gravados nas placas da biblioteca e do anfiteatro.
O prefeito Ataíde Vilela destacou o comprometimento de sua administração com a cultura e as causas sociais e ressaltou a importância do CEU para chegar a esse objetivo. “Assumimos um compromisso de cuidar bem da nossa cidade e para cuidar bem da nossa cidade temos que cuidar primeiro do nosso povo, a começar pelas crianças e os jovens”, disse.
“Nós estamos entregando para a cidade esse presente, que é o CEU, com todo esse aparato para melhorar a vida das nossas crianças, dos nossos jovens. É um investimento para o futuro”, acrescentou Ataíde.
O prefeito falou também das pessoas que foram homenageadas com seus nomes no CEU. “São homenagens justas, porque são pessoas que fizeram muito pela nossa cidade”, afirmou.
O Centro Educacional Unificado das Artes e dos Esportes “Vitor Filomeno Marques”, denominado simplesmente de CEU, ocupa uma área de 3.528 metros quadrados e foi construído onde havia um campo de futebol amador – o “Campo do Botafogo” – no loteamento Nossa Senhora de Fátima, que faz parte do Bairro Coimbras. Os recursos para a obra, no valor de R$ 2.020.000,00, foram destinados pelo governo federal, com contrapartida do Município (adequação dos projetos, fundação e terreno).
ATIVIDADES
Embora a entrega oficial tenha ocorrido nesta quinta-feira, o Centro Educacional já funciona há um ano e meio, quando passou a abrigar dois núcleos do programa Segundo Tempo. Há seis meses, o CEU abriga também o Cras Coimbras/Nossa Senhora de Fátima e há três, o projeto “Fazendo e Acontecendo”, que é uma oficina de teatro para adolescentes e jovens.
Esse trabalho é feito por Ramon Pitter, que montou uma apresentação especial para a cerimônia, a peça infantil “Gloob, Gloob, Gloob”, de Gustavo José Lemos, que fala sobre a preservação da água. A montagem arrancou aplausos do público.
A estrutura do CEU de Passos comporta uma biblioteca, um anfiteatro para 60 pessoas, um telecentro para inclusão digital, um Cras, quadra de esportes coberta, pista de skate, salas para jogos de mesa e pista para caminhada.
MORADORES APROVAM
Moradora há 45 anos do Nossa Senhora de Fátima, a dona de casa Maria das Graças Vicente assistiu a inauguração e conta como era o local antes do centro ser construído. “Era abandonado. As coisas ruins tomavam conta daqui”, disse, “até assassinato teve. Depois construíram isso aqui, que é uma coisa muito boa para as famílias, porque as crianças se entretêm”, acrescentou.
O motorista João Nilton da Silva mora há 38 anos no bairro e também está contente com o CEU e as oportunidades que nele são oferecidas aos jovens. “Aqui era só um campo, não tinha infraestrutura de nada. Agora está ótimo, em prol das crianças, que não tinham onde ficar: as mães trabalham”, comentou.
Ludmila Isadora Oliveira Silva, dona de casa que reside há dez anos no Nossa Senhora de Fátima, também não tem boas recordações do ambiente antes do Centro Educacional. “Não era muito bom, não. Aqui era um lugar vazio, mas hoje é tudo de bom”, disse.