A banda Saudade da Zona faz nesta terça-feira, às 20h, no coreto da Praça Monsenhor Messias Bragança (Praça da Matriz), uma apresentação em comemoração ao 157º aniversário da emancipação política do município de Passos. Com apoio da Prefeitura, através do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o show terá as músicas do repertório com que a banda se apresenta em barzinhos da cidade e também canções autorais.
A Saudade da Zona existe desde o ano de 2009, quando havia outros integrantes em sua formação. Atualmente, a banda conta com os irmãos Lupen (bateria e voz) e Luimar (violão e voz).
Sobre a origem do nome, o site da dupla explica: “Porque sempre que cantavam em rodas de viola, nos momentos de músicas de ‘sertanejo raiz’, Lupen sempre dizia: ‘Ê saudade da zona!!!’ – se referindo a famosa zona de meretrício da cidade de Passos... e sua esposa sempre reclamava: ‘Fala que é saudade da zona rural...’, mas Lupen nunca a obedecia!”
Com uma agenda repleta de datas para apresentações em diversos estabelecimentos da cidade, a Saudade da Zona conquistou os fãs com seu repertório eclético, que mistura MPB e músicas bregas, como “Não se vá”, de Jane e Herondy, “O meu sangue ferve por você” (Sidney Magal) e alguns números de Roberto Carlos, dentre os quais “Nas curvas da estrada de Santos”.
Também no setlist da banda, canções próprias gravadas em DVD e lançadas em março, em show no Teatro Rotary. “O pessoal já está pedindo algumas músicas do DVD, como ‘Desencante’ e ‘Não vou deixar que você me esqueça’”, diz Lupen, citando algumas músicas escritas por ele e seu irmão e que serão tocadas no coreto da Praça da Matriz.
O show da Saudade da Zona é o 18º evento comemorativo ao aniversário de 157 anos de Passos, cuja programação começou em 1º de maio e termina no dia 30. Nesta semana, ainda haverá outras atrações, como a premiação do concurso de poesia “Cidade de Passos”, na quarta-feira, numa realização da Associação dos Escritores de Passos e Região, e, quinta-feira, um especial com a Banda de Música do 12º Batalhão da Polícia Militar, na Praça do Rosário.