26 AGO 2022
Educação comemora 113 anos da Escola Francina de Andrade com abraço e atos cívicos

A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Direção da Escola comemorou na manhã desta sexta-feira, 26, os 113 anos da Escola Municipal Professora Francina de Andrade - Dona França, com uma caminhada pelo centro da cidade e dois atos cívicos. Mais de 300 pessoas participaram, entre autoridades, alunos, professores, profissionais e pais de alunos, a Associação de Pais e Mestres (APM), além de pessoas da comunidade.
De acordo com a Diretora da escola, Meiry Angela da Costa Silva, a caminhada com o tema ‘No coração da cidade é o seu lugar’ fez homenagem especial à escola que é ‘A melhor joia de Passos’, a Francina de Andrade.
O trajeto da caminhada teve a saída do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, onde os alunos estão tendo aulas atualmente, descendo pela rua Dr. João Bráulio e em seguida, virando na Praça Geraldo da Silva Maia, a do Rosário, onde aconteceu o primeiro ato cívico na porta da Prefeitura de Passos, juntamente com o prefeito Diego Oliveira.
“No ato cívico os alunos cantaram o Hino da Escola, de onde foi retirado o tema da homenagem aos 113 anos. Em seguida, a caminhada seguiu para a Rua Presidente Antônio Carlos e virando na Rua Monsenhor João Pedro, rumo à sede da escola, onde aconteceu o segundo ato cívico. Neste local teve homenagens e o abraço simbólico na Francina, quando todos os participantes da caminhada ficaram no entorno da escola. Escrita especialmente para marcar esse dia, "No coração da cidade é o seu lugar" é o título da paródia da música de Caetano Veloso ‘Alegria, Alegria’, escrita pela diretora da escola que foi cantada durante o trajeto.

Sobre a escola
Em 26 de agosto de 1909, através da Lei nº 254, foi criada a Escola de Ensino Primário de Passos, o Grupo Escolar "Dr. Wenceslau Braz". Posteriormente, em 28 de abril de 1997, com o advento da lei municipal nº 2057/97, a escola Passou a denominar-se Escola Municipal Professora Francina de Andrade - Dona França, em homenagem à educadora e diretora que muito contribuiu à escola.
Situada no centro de Passos-MG, a Francina presta atendimento a mais de 800 alunos, do Pré 05 ao 1º ano, com adequada rede física-estrutural e demanda crescente. A E.M. Francina de Andrade - Dona França possui uma história centenária, marcada pela tradição em qualidade de ensino e valorização dos princípios éticos e morais.