No último domingo, foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Em Passos, a data foi lembrada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com uma ação no Bairro Penha, no sábado (25). O trabalho fez parte do Sábado Social, evento que a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza para promover o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) junto à população. O Sábado Social com a ação do Nasf contra a hipertensão aconteceu na praça da Avenida Poços de Caldas, em frente ao Cras Penha, das 8 às 11h30. Segundo o Nasf, a Penha é o bairro que concentra o maior número de pessoas hipertensas na cidade, o que motivou o evento nessa localidade. “Uma vez que ofertar ações de promoção de saúde, alimentação e nutrição são de suma importância para prevenção de agravos deste grave problema de saúde pública”, comenta o nutricionista Marcel Aguiar Galdino Guiraldelli, coordenador do Nasf.
O público que compareceu ao Sábado Social pode se beneficiar das ações do Nasf contra a hipertensão, mais conhecida como “pressão alta”. Foram cerca de 200 pessoas que fizeram avaliação de peso, altura e índice de massa corporal (IMC), aferiram a pressão arterial e a glicemia. Os que apresentaram exames alterados receberam orientações em saúde, como consulta regular nas unidades de saúde com médico e nutricionista.
Os hipertensos, diabéticos e obesos também tiveram orientações nutricionais com estudantes de nutrição da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), e com psicólogo e assistente social da Prefeitura. Quem participou da ação ganhou frutas doadas pelo comércio local, numa forma de incentivo ao consumo desse tipo de alimento, que está ligado ao controle da pressão sanguínea e a melhor qualidade de vida.
Segundo Marcel Guiraldelli, o saldo da ação contra a hipertensão foi positivo, porque a população – desde pessoas idosas, até mães com crianças de colo – participou ativamente do evento, usufruindo dos serviços oferecidos pelos profissionais de saúde e assistentes sociais.
“A hipertensão deve ser vista como um problema grave de saúde, que traz consigo efeitos a curto e longo prazo, em vários níveis em nosso organismo, como problemas cardiovasculares – infarto, AVC (derrame) –, problemas na visão e nos rins, afetando grande parte da nossa população”, justifica o nutricionista.