No feriado de Tiradentes, a Prefeitura de Passos deu nome oficial ao Centro Educacional Unificado das Artes e dos Esportes (CEU), construído no Bairro Coimbras no antigo campo do Botafogo. Com as presenças do prefeito Ataíde Vilela, do vereador José Roberto Bernardes, do secretário de Planejamento, Wanilton Chagas Cardoso, e com o anfiteatro lotado pela comunidade, o CEU recebeu o nome de “Vitor Filomeno Marques”, o “Seu Vitinho”, um dos primeiros moradores do bairro e falecido há 19 anos.
O vereador José Roberto Bernardes é o autor do projeto de lei que deu nome ao CEU. Segundo ele, a homenagem foi mais que merecida para o antigo morador: “É um prazer muito grande poder estar homenageando uma pessoa que fez muito pelo bairro. Formou sua família aqui, são pessoas honestas, pessoas boas que fizeram história aqui nesse bairro”, disse.
A família de ‘Seu Vitinho’ recebeu a homenagem com muita emoção, conforme disse sua neta Vânia. “Para nós, familiares, é um momento de muita emoção. É uma gratificação muito grande porque meu avô foi um dos primeiros moradores do bairro”, disse.
Já o prefeito Ataíde Vilela falou sobre a conclusão da obra e o motivo do atraso da inauguração da praça, que já atende a comunidade desde o ano passado. “Nós já tínhamos concluído essa obra há um certo tempo, houve um atraso para a inauguração porque estávamos esperando a ministra da Cultura na época, Marta Suplicy, que tinha o interesse de vir na inauguração oficial. Acho essa homenagem muito justa ao “Seu Vitinho” e ver todos os amigos e familiares do homenageado do dia de hoje”, afirmou o prefeito.
Ainda receberam nomes o anfiteatro (Gilda Maria Parenti), a biblioteca (Hilda Mendonça da Silva), o Cras “Sebastião Lourenço de Lima” (Centro de Referência de Assistência Social) localizado ao lado da praça.
Os recursos orçamentários e financeiros necessários para o funcionamento e manutenção do Centro Educacional Unificado das artes e dos esportes são de dotações próprias do município.
O homenageado
Vitor Filomeno Marques nasceu no ano de 1923 em Barretos ,trabalhou por muito tempo na fazenda “dos Lourenços” e na fazenda do Caram. Ele veio para Passos com 18 anos de idade e aos 21 se casou com Guiomar Ferreira. Com 22 anos, teve sua primeira filha, Clarice Marques Filomena.
Seu Vitinho teve 13 filhos: Clarice, Alcides, João Batista, Dora, Alice, Alcino, Sebastião, Antônio Filomeno, Geraldo, Leanice, Clarinda, Aurélio e a Alzira. Era sempre visto em seu cavalo, com um cachimbo na boca e com seu chapéu de palha. Sua paixão era a companhia de reis. Seu falecimento ocorreu em 1998, aos 76 anos de idade.