Faleceu na manhã desta quinta-feira, em Passos, o artista plástico e professor Wagner de Castro. Ele estava com 97 anos de idade e faleceu na Santa Casa de Misericórdia, onde estava internado desde domingo após uma queda em casa. Ícone da pintura em Passos, Wagner de Castro doou seu acervo de obras há 27 anos para o Município e ganhou um espaço exclusivo para sua exposição permanente. O prefeito Ataíde Vilela decretou luto oficial de três dias.
O corpo do artista está sendo velado no hall de entrada da Casa da Cultura, obra pela qual também é considerado responsável, pois foi erguida pela Prefeitura para abrigar o acervo do professor e também a Biblioteca Municipal Professor Francisco Soares de Melo, referência para estudantes e a população de Passos.
“O falecimento do professor Wagner de Castro significa uma grande perda para nossa cidade, porque ele foi um exemplo de homem e artista. Quem na cidade não admira a pessoa do professor e sua obra?”, lamentou o prefeito Ataíde Vilela.
A diretora municipal de Cultura, Taciana Lopes Baptista, disse que Wagner de Castro sofreu uma queda em casa no domingo e, queixando-se de dores pelo corpo, foi internado. Segundo ela, ele permaneceu consciente o tempo todo e, nesta manhã de quinta-feira, após tomar o café, adormeceu tranquilamente para não mais acordar.
“Com certeza é uma grande perda para o município de Passos e para todos nós. O professor Wagner era uma pessoa que só pensou o bem para o próximo, era de muita luz e uma pessoa sábia. Vai fazer muita falta para a comunidade e para o mundo artístico”, comentou a diretora.
Com o luto oficial de três dias, as bandeiras hasteadas na frente da Prefeitura irão permanecer a meio mastro neste período. O sepultamento do artista será nesta sexta-feira às 9h, com cortejo do Corpo de Bombeiros até ao Cemitério Municipal.
Wagner de Castro nasceu em Franca (SP) em 27 de julho de 1917. Ele veio para Passos em 1939, após residir por algum tempo em São Paulo. Em 1988, ele formalizou a doação de seu acervo, considerado “de valor inestimável”, para o Município de Passos, que está em exposição permanente no espaço artístico que leva seu nome, na Casa da Cultura.