A unidade de Passos da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), instalada no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, superou em 230% em março a média de alunos matriculados por mês, que havia sido estabelecida pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado na implantação do polo na cidade. A informação foi dada pelo coordenador Uaitec Passos-Polo Educandário, Juliano Silva Coelho, que se reuniu com o prefeito Ataíde Vilela para dar a notícia.
De acordo com Juliano Coelho, 132 alunos foram certificados só no mês de março pela Uaitec Passos-Polo Educandário, sendo que a média estipulada pela coordenação era de 40 alunos por mês. “Atualmente a unidade de Passos oferece 71 cursos gratuitos para a população e já se formaram mais de 600 alunos. Nós oferecemos cursos de capacitação profissional, cursos técnicos e até de pós-graduação, com duração de cerca de um mês”, explica.
Ainda segundo o coordenador, atualmente estão matriculados 614 alunos na Uaitec Educandário e diversas empresas estão solicitando a indicação de alunos logo que eles se certificam.
“É gratificante ver esse projeto que nós cuidamos com tanto carinho apresentando resultados tão positivos já num curto espaço de tempo. Ver bons resultados na área de educação é sempre muito satisfatório, ainda mais em projetos como a Uaitec, que proporciona conhecimento para jovens e adultos. Nós temos que parabenizar o coordenador Juliano e toda a equipe envolvida no projeto. Essa é mais uma grande notícia para nossa cidade”, destacou o prefeito Ataíde Vilela.
O suplente de deputado federal Renato Andrade participou da reunião com o prefeito, o coordenador da Uaitec, o vice-prefeito Ademir José da Silva e a coordenadora do programa “Mais Educação”, Ivone Frank, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Quando ocupava o cargo de deputado federal, Andrade ajudou a viabilizar o convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do governo de Minas Gerais. Para ele, a Uaitec é uma grande conquista para a cidade.
“Foi um investimento de mais R$ 1 milhão do governo do Estado na nossa cidade. São notícias como essa que fazem com que a gente sinta orgulho do nosso trabalho na política, a chance de levar conhecimento para pessoas que querem uma nova oportunidade na vida,” salientou Renato Andrade.
Qualquer cidadão pode se inscrever na Uaitec. Basta saber ler e escrever. Para os cursos mais complexos são exigidos outros pré-requisitos escolares. A Uaitec Passos-Polo Educandário oferece a estrutura-padrão do Estado para os alunos de Passos, com duas salas de videoconferência, com lousa interativa digital considerada um “recurso revolucionário” para a aprendizagem. Também à disposição dos alunos e da comunidade, duas salas de inclusão digital e uma sala de educação virtual.