O prefeito de Passos, Ataíde Vilela, recebeu nesta sexta-feira, em seu gabinete na Prefeitura, a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). Na pauta da reunião, o problema da criminalidade no município e a criação de um comitê gestor da segurança pública. O Consep solicitou ao prefeito a participação de seus conselheiros nesse órgão que irá auxiliar as autoridades policiais na prevenção e no combate ao crime em Passos.
A reunião teve as participações, além de Ataíde, do vice-prefeito Ademir José da Silva, do presidente do Consep, advogado Marcos Baldini, e os conselheiros Daniel Godinho (vice-presidente), Eduardo Melo (diretor) e João Henrique Melo (tesoureiro). “Nós nos oferecemos para participar desse comitê e para constituir um fórum permanente de discussão sobre as questões da segurança pública em Passos”, disse Baldini.
O prefeito disse que a Prefeitura já colabora para o funcionamento dos órgãos policiais na cidade, por meio de diversos convênios de custeio, e que está contribuindo para a formação do comitê. Ataíde acredita que o modelo a ser adotado em Passos é o de Uberlândia, que foi citado como exemplar em recente reunião na Secretaria de Estado de Defesa Social, tendo ajudado aquela cidade a reduzir os índices de criminalidade.
Durante a reunião, Ataíde Vilela entrou em contato com o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, para solicitar uma visita de uma comitiva de Passos ao comitê gestor de segurança daquela cidade, no que foi prontamente atendido. Os membros do Consep aceitaram o convite do prefeito passense para integrar essa comitiva e ficaram de marcar a data da viagem.