A primeira das cinco obras emergenciais autorizadas pela Prefeitura de Passos para recuperação de danos causados pelas chuvas em várias ruas já está sendo executada. Os trabalhos começaram pela Rua Pará, Bairro Bela Vista, no quarteirão entre as ruas Rondônia e Rio Grande do Norte. Em 30 dias, a obra será entregue pela empreiteira do serviço, devolvendo à população o trecho de uma das mais importantes vias daquele bairro.
A ordem de serviço para o início das obras foi dada pelo prefeito Ataíde Vilela no final de fevereiro. Os trabalhos começaram há cinco dias e devem terminar em um mês, conforme o cronograma do projeto de recuperação.
Os danos na Rua Pará foram causados pelo rompimento de uma antiga tubulação de águas pluviais durante uma forte chuva ocorrida antes do Natal. Outros transtornos decorrentes desse temporal ocorreram nas demais vias, prejudicando moradores e os transeuntes. O prefeito esteve nos locais junto com a equipe técnica da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos (SOHSU) e constatou que o problema requeria solução urgente.
A determinação de Ataíde foi para que fosse dada prioridade para os processos licitatórios e os projetos estruturais e orçamentários das obras de recuperação dos danos. “Os moradores não podem ficar esperando, pois, além dos riscos que alguns estão correndo com a erosão do solo e desmoronamento, eles têm a sua rotina alterada por causa desses problemas perto de suas casas”, disse.
Segundo o diretor do Departamento de Obras da SOHSU, Sirlei Pena de Campos, a obra tem o objetivo de corrigir o problema do escoamento de água da chuva na Rua Pará em definitivo. “Estamos trocando toda a galeria, da esquina com a Rua Rondônia até à caixa de captação para o canal de lançamento”, explicou.
Por isso, as antigas manilhas de concreto (que teve uma parte rompida) estão dando lugar a outras reforçadas com armação de ferragem, que devem resistir ao impacto do tráfego intenso daquela via. A interseção da caixa de captação das águas da Rua Rondônia está sendo refeita e, na encosta do canal, foi construído um gabião, que é um muro de pedra muito flexível, resistente, durável e com grande capacidade de drenagem, apropriado para evitar desmoronamento.
As demais ruas com obras emergenciais autorizadas pelo prefeito são: Rio de Janeiro (Bela Vista), Albatroz (Nossa Senhora das Graças), Campos Gerais (Coimbras) e Olinda. A Avenida Arouca também precisou de serviços de recuperação em frente ao edifício Satélite (Banco do Brasil). Os danos nessa avenida já foram corrigidos, restando apenas a recomposição asfáltica para ser feita nos próximos dias.