O prefeito de Passos, Ataíde Vilela, esteve na última terça-feira (24) na Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), na Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, para cobrar medidas efetivas e definitivas contra os criminosos na cidade. Ataíde foi recebido pelo secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo Melo Teixeira, a quem apresentou os problemas de segurança que afligem a população passense.
A retomada da obra da “Casa do Menor Infrator” e medidas policiais e judiciais contra ladrões, traficantes de drogas e homicidas foram as demandas discutidas entre Ataíde e o secretário adjunto.
“Acho que está na hora do Estado se organizar contra o crime. Os bandidos já se organizaram e compartilham informações, mas a Polícia Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar não compartilham entre si as informações que possuem dos criminosos”, disse o prefeito, explicando que se esses órgãos de defesa trabalharem em conjunto irão reduzir os índices de criminalidade em Passos. “Eu acho que nós temos que encontrar essa solução”, acrescentou.
O envolvimento de menores de 18 anos de idade com o tráfico de drogas, furtos, roubos e assassinatos, com crescente número de roubos à mão armada em residências e estabelecimentos comerciais nos últimos meses, ocorre porque os bandidos se sentem impunes. Para o prefeito, até que o país mude a legislação, somente um centro de internação dos menores de 18 anos irá dar à sociedade a resposta que todos esperam.
Outra forma de combate ao crime seria um planejamento estratégico de ações das forças policiais, para investigar o tráfico de drogas, apontado como responsável pela onda de crimes. “Se a inteligência das polícias funcionar, elas vão poder fazer o serviço e reprimir os criminosos”, acredita Ataíde.
Dizendo que “com segurança não tem contingência”, o secretário afirmou que o governo está ciente da situação de Passos na área de segurança e garantiu que é “prioridade” da Seds tomar medidas concretas para atender o município. “É importante essa iniciativa do prefeito. O prefeito tem que vir mesmo e nós vamos nos empenhar ao máximo para atender o que for possível”, disse Rodrigo Teixeira, que é agente da Polícia Federal.
Sobre a “Casa do Menor”, o secretário disse que o dinheiro está liberado para a retomada da obra e que irá solicitar agilidade no processo à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para que a “casa” fique pronta para receber os infratores condenados pela Justiça.
Em relação ao contingente policial, a informação é de que este ano será promovido concurso público para ocupar 9,5 mil vagas – destas, oito mil são da Polícia Militar. Entretanto, uma solução emergencial será trazer de volta à ativa militares reformados, por meio de um incentivo em seus salários.
Além dessas, o conjunto de medidas terá ações estratégicas, que não poderão ser divulgadas para não prejudicar os trabalhos.
Ataíde Vilela saiu satisfeito da reunião e acredita que, a partir de agora, com a participação efetiva do Estado, a população de Passos terá a respostas das autoridades policiais e judiciais para os crimes nos próximos meses. “E a Prefeitura de Passos vai continuar empenhada no combate à criminalidade. E eu, como prefeito, vou continuar participando das ações e sempre cobrando as autoridades do Estado, porque as pessoas de bem não suportam mais tanta insegurança em suas casas, no trabalho, nas ruas... Vamos acabar com essa impunidade de uma vez por todas”, afirmou.