23 FEV 2021
Centro Pop Padre Léo

O Serviço de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro Pop Padre Léo é uma parceria público-privada entre a Prefeitura Municipal de Passos e o Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, para ofertar atendimento especializado às pessoas que se encontram em situação de rua no município. Pode ser acessado de forma espontânea ou por encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social ou por outros serviços socioassistenciais da rede municipal.
Os serviços  ofertados pelo Centro Pop Padre Léo são  atendimentos psicossociais, individuais e coletivos com encaminhamentos para emissão de documentação civil, como certidão de nascimento e casamento, RG,CPF, fotos, realização de Cadastro Único solicitação de benefícios eventuais de aluguel, auxílio funeral, cesta básica para o primeiro mês em moradia, solicitação de Benefícios como o BPC e Bolsa Família.
São desenvolvidas ações para reinserção familiar e social, oficinas, atividades de convívio e socialização e ações que incentivam seu protagonismo.
A equipe é formada por: coordenadora administrativa, coordenadora técnica, assistentes sociais, orientadora social, psicóloga, motorista, cozinheiras, serviços gerais e vigias.
O Serviço de Referência tem 145 pessoas cadastradas. No mês de janeiro de 2021, 96 pessoas foram atendidas (91% homens e 9% mulheres). foram atendidas 26 pessoas migrantes.
90% das pessoas em situação de rua fazem uso de substâncias psicoativas.
O Centro Pop Padre Léo está localizado à Rua Duque de Caxias,46 - São Francisco, em Passos/MG.
Os serviços são ofertados diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, são com café da manhã, almoço, café da tarde, materiais de higiene pessoal, banhos, espaço para guarda de pertences e lavanderia. O horário de funcionamento é das 08h às 17h. Exceto atendimentos técnicos aos sábados, domingos e feriados.

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua
Rua Duque de Caxias, 46