A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica iniciará no dia 23 de março a campanha de vacinação contra a Influenza e o Sarampo. O dia D de mobilização Nacional será no sábado dia 09 de maio.
A campanha será divida em três fases com datas definidas por grupos prioritários. A primeira fase terá como grupo prioritário idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.
Para evitar a aglomeração de pessoas nas salas de vacina, e reduzir o risco de transmissão do COVID-19, a Secretaria de Saúde adotou a estratégia de vacinar os idosos em suas casas, os profissionais de saúde da atenção primaria irão até o domicilio para administrar a vacina. A orientação é que os idosos não procurem as salas de vacina, aguardem em casa para evitar o risco de transmissão do COVID-19.
A segunda fase da campanha contra a Influenza será no dia 16 de abril para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais.
A terceira fase iniciará no dia D da campanha, 09 de maio para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puerperas, povos indígenas, adolescentes e jovens sobe medidas socioeducativas, população privada da liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
Sarampo
No mesmo período, a Secretaria de Saúde, promoverá a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, será realizada independentemente da situação vacinal do público alvo que é de 20 a 49 anos, exceto para gestantes, onde a vacina contra o Sarampo é contraindicada, a campanha terá inicio no dia 23 de março e finaliza em 22 de maio de 2020.