Uma parceria da Prefeitura de Passos com o Lions Clube irá beneficiar os deficientes visuais do município, através do aumento do número de associados da Associação dos Deficientes Visuais de Passos (Revver), entidade mantida pelo clube de serviço. O objetivo é fortalecer a Revver e dar oportunidade para os deficientes usufruírem das diversas atividades oferecidas pela entidade. A parceria com a Prefeitura foi formalizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com participação do Departamento Municipal de Saúde Coletiva.
A formalização da parceria ocorreu na segunda-feira passada (19) entre o secretário de Saúde, Dickson Helinton de Castro, o diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, o presidente do Lions Clube de Passos, Marco Túlio Costa, o secretário Ricardo Andrade, e os representantes da Revver Manoel Messias Raimundo (presidente) e Alaor Carlos de Oliveira Rodarte (conselho).
Durante a oficialização do ato, Dickson de Castro entregou aos representantes das duas instituições a lista com os nomes das pessoas cegas e deficientes visuais graves residentes na cidade. A Revver irá contatar esse público para incentivá-lo a se associar e gozar dos diversos serviços que a entidade presta através do Lions, onde funciona sua sede e são desenvolvidas as atividades para os associados: telecentro com acesso à internet, alfabetização em braile, aulas de artesanato, lazer, dentre outros.
Segundo Dickson de Castro, a secretaria pode ser parceira de toda a sociedade civil organizada, a exemplo do Lions e da Revver, para ampliar o benefício de projetos e programas para o público-alvo dessas entidades. “Nosso objetivo é contar com a participação e engajamento da população na solução dos diversos problemas enfrentados pelo Município na área de Saúde Pública”, disse.
O presidente do Lions Clube disse que os projetos foram levados até o secretário de Saúde para a promoção e fortalecimento da Revver, que possui cerca de vinte associados. Já a listagem entregue à entidade pela Secretaria de Saúde contém 85 nomes, que, se tornarem membros da associação, aumentarão sua representatividade.
Além da relação de pacientes portadores de problemas visuais, a secretaria vai contribuir com a divulgação da Revver, distribuindo panfletos nos ambulatórios e unidades do Programa de Saúde da Família. Outro foco da ação é conseguir mais voluntários para atuar na associação.
QUESTÃO AMBIENTAL
A Secretaria Municipal de Saúde também é parceira do Lions num programa ambiental de troca de óleo comestível usado por óleo novo. Esse clube de serviço recolhe de grandes consumidores o óleo usado que, antes, seria descartado na natureza, o que contribuiria para a poluição do meio ambiente. Através da Vigilância Sanitária, órgão da Saúde Coletiva, a secretaria irá contribuir na divulgação dessa iniciativa do clube de serviço e também fornecer uma lista de estabelecimentos que utilizam grandes quantidades de óleo, para que a instituição possa contatá-los com mais facilidade.
Segundo o Lions Clube de Passos, a meta é retirar de Passos, até dezembro de 2017 – ano que o Lions Clube Internacional comemora 100 anos - nada menos do que um milhão de litros de óleo usado, trazendo enorme alívio à natureza. O óleo vem sendo recolhido por uma empresa de logística de Franca, que, por sua vez, leva o produto usado até uma indústria do interior paulista, que o transforma em biodiesel.
O resultado é que a cidade fica livre de um produto consumido que muitas vezes seria jogado indiscriminadamente em terreiros, bueiros e bocas de lobo, ou diretamente no ralo das pias, poluindo os cursos d’água. Além disso, o programa oferece um litro de óleo de soja novo, para cada seis litros de óleo usado, o que tem valor econômico e social para o Lions.