O Programa de Fortalecimento das Vigilâncias em Saúde do Estado de Minas Gerais, avalia de seis em seis meses os municípios mineiros na Vigilância em Saúde, analisando a Epidemiologia, a Vigilância Sanitária e o Núcleo de Zoonoses.
Nesta última semana, Passos foi avaliado em 91,76% atingindo trinta e seis indicadores pactuados na qualidade em saúde. O resultado alcançado foi satisfatório, quando comparado aos municípios com mais de 100.000 habitantes.
Um dos destaques na avaliação, foi o núcleo de Zoonoses que atingiu a meta de 80% de visitas domiciliares nos aproximadamente 62 mil imóveis da cidade, reduzindo consideravelmente os casos de dengue.
Posterior a avaliação, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Fabiana Freitas enfatizou as conquistas ‘’ Alcançamos excelentes resultados que vão gerar importantes recursos ao município, para assim continuamos trabalhando e alcançando com êxito as metas estabelecidas’’
‘’Fomos muito parabenizados pela Superintendência Regional de Saúde, e agradeço toda equipe da Secretaria de Saúde pelo empenho’’, concluiu o Diretor de Saúde Coletiva, Thiago Salum.
O município ainda registrou melhoras em todos os indicadores, com ênfase na cobertura vacinal, e no óbito materno.
O gestor municipal, Carlos Renato Lima Reis também parabenizou os profissionais ‘’Não posso deixar de parabenizar toda a Secretaria de Saúde, que vem realizando com sucesso o seu trabalho, o que é perceptível com os resultados alcançados’’, finalizou.