Prefeitura de Passos , através da Secretaria de Obras segue com as obras de drenagem na Rua Santos Dumont.
De acordo com informações do setor, tal obra apresenta 48% de conclusão do serviço de drenagem, sendo iniciada nesta fase a colocação de tubos. O investimento total da obra é na ordem de R$ R$65,000,00 em recursos próprios e com mão de obra do município.
Os serviços na Rua Santos Dumont foram iniciados no dia 11 de janeiro, com 8 dias de trabalho foram instalados 32 tubos.
As obras no local incluem a instalação de tubos para drenagem de águas pluviais dos projetos de melhorias na estrutura física da nossa cidade.
O serviço de drenagem consiste em criar redes para escoar as águas da chuva em um terreno. Podem ser feitos com tubos ou túneis. Todos possuem a função de retirar o excesso de água presente na área e tornar o solo o mais aproveitável possível, oferecendo condições ideias para o desenvolvimento urbano.
A troca de tubos percorrerá 100 metros, com tubos de 1.5 (um metro e meio) com 60 centímetros cada. O que corresponde a Rua Santos Dumont até a Rua Ouro Preto.
A previsão de entrega total da obra é para daqui 35 dias. Esse período não está prevendo possíveis pausas por estarmos em um período de frequentes pancadas de chuva.
Passo a passo:
A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos realizou nesses últimos meses, um processo licitatório de caráter emergencial para sanar esse problema. Porém os orçamentos recebidos superavam muito o preço estipulado, o que atrasou o início das obras no local.
Diante disso, o município decidiu realizar os serviços necessários usando mão de obra e recursos próprios. O que resulta para os cofres públicos, uma economia considerável.
A compra dos materiais necessários, como tubos foi concluída nessa última semana e os serviços já serão executados pelos servidores da Prefeitura de Passos.
A primeira etapa da obra será identificar as tubulações danificadas e em seguida isola-las. Esse isolamento é de fundamental importância para que as chuvas não atrapalhem o andamento dos serviços.
Os recentes problemas no local, se dá pelo antigo estado do terreno, sendo propicio a continuas aberturas de buracos e crateras na via. A canalização antiga presente na via não suporta o volume de água, além de todo o peso de veículos que passam por ela diariamente.
Outro empecilho significativo é a grande quantidade de material orgânico encontrado nos tubos subterrâneos da via. Segundo estudos realizados, esse fato se dá pela mistura de redes sanitárias e redes de águas pluviais.
A mistura de material orgânico com a água e o oxigênio resulta em ácido sulfúrico. Um componente altamente corrosivo, que tende a desgastar e destruir gradativamente as tubulações da via, acarretando no aparecimento de diferentes crateras na mesma região.