Passos está com risco médio para o registro de Dengue, Zíka Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela, com índice de infestação do mosquito transmissor da ordem de 3,6%. É o que aponta o quarto LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti) realizado em 2018 pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ).
As equipes inspecionaram 2.659 imóveis em um trabalho envolvendo 54 agentes de endemias, que foram divididos em seis equipes, com dois supervisores para cada grupo. O LIRAa foi feito entre os dias 15 e 19 de outubro e o resultado foi considerado preocupante, considerando que o médio risco vai até 5%.
Os agentes coletaram diversas amostras positivas para a espécie Aedes Aegypti. Para o coordenador do NCZ, Oswaldo Rattis, o resultado tem relação com o período de chuvas e altas temperaturas. Mais uma vez, os criadouros onde mais foram encontradas larvas do mosquito transmissor foram depósitos de fácil controle como lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios, ferro velhos e recicladores; entulhos seguido por vasos ou frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de gelo, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, material de construção, objetos religioso-rituais.
O sistema LIRAa divide o município em seis extratos, que alcança quase toda a área do município, e cada extrato possui uma quantidade de bairros. O extrato cinco é que com maior de índice de infestação, formado por: Cohab I, Cohab II, Coração Eucarístico, Nossa Senhora da Penha, Nova Passos, Nova Passos II, Penha II, Vila São José, Cohab II, Jardim Califórnia, Jardim Maria Augusta, Jardim Santa Maria Goreti, Primavera II, Jardim São Sebastião, Jardim Satélite, Washington Noronha e Jardim Ipê.
Outras duas regiões tiveram altos índices, que foram os extratos dois e três que abrangem os bairros Belo Horizonte, Centro, Exposição, Jardim América, Mario Magalhães, Jardim Umuarama, Umuarama II, Jardim Centenário, São João, Santa Rita, São Benedito e Santa Barbara, Canjeranus, Carmelo, Distrito Industrial I, Jardim Bela Vista, Jardim Bela Vista II, Jardim Colégio de Passos, Recanto do Bosque, Residencial D Itália, Residencial Mirante do Vale, Residencial Monte Belo, Residencial Parque da Alvorada, Condomínio das Nações, Condomínio Vale Verde, Jardim Vila Rica, Novo Mundo III, Parque Casarão e Residencial Novo Mundo.
Diante desse resultado, a Secretaria de Saúde anuncia que o Núcleo de Zoonoses está preparando diversas ações para reduzir o índice. A partir de 31 de outubro, uma série de mutirões será realizada com a parceria da Secretaria de Obras e Secretaria de Meio Ambiente, que vão ceder equipes, maquinários e caminhões para o combate ao mosquito. Outros setores e instituições vão dar apoio na divulgação e mobilização antes e durante a ação.