A Prefeitura de Passos e a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Zoonose, estão preparando diversas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zíka vírus, febre chikungunya e febre amarela. O primeiro mutirão será realizado nos bairros Cohab II, Penha II e Coração Eucarístico nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, a partir das 8h.
Mais uma vez os criadouros onde mais foram encontradas larvas do mosquito transmissor eram depósitos de fácil controle como: lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas) sucatas em pátios, ferro velhos, recicladores, entulhos; seguido por vasos ou frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes degelo, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, material de construção e objetos religioso-rituais.
A sequência de mutirões vai até o dia 7 de dezembro. As ações serão realizadas com a parceria da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos e da Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, que vão ceder equipes, maquinários e caminhões para o combate ao mosquito. Outros setores e instituições vão dar apoio na divulgação e mobilização antes e durante a ação.
A administração municipal alerta que é necessário ficar atento, e é de extrema importância a participação efetiva de toda a população no combate ao Aedes Aegypti, pedimos ainda que todos realizem uma inspeção nos locais que possam acumular água seguindo as orientações abaixo.
- Coloque uma colher de água sanitária nos ralos internos e externos;
- Retire a água da bandeja externa de geladeira e ar condicionado;
- Feche as tampas dos vasos sanitários ou vede totalmente se o vaso não estiver sendo usado, de forma que impossibilite a entrada do mosquito da dengue para colocar seus ovos;
- Mantenha sua piscina com tratamento adequado seguindo orientações de especialistas;
- Retire ou vire de boca para baixo os pratinhos dos vasos de plantas;
- Objetos que possam acumular água devem ser guardados em local coberto livre das ações da chuva;
- Certificar de que a caixa d’água esta bem tampada e que calhas não estejam acumulando água da chuva;