A Prefeitura Municipal de Passos alerta para o Dia D de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite que acontece neste sábado, 18 de agosto, em todas as seis salas de vacinação espalhadas por todos os bairros do município. A campanha nacional de Vacinação e de atualização da caderneta de vacinas começou no dia 7 e continua até o dia 31 deste mês.
O público alvo são crianças na faixa etária de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias. Hoje o município possui uma população de 5.411 pessoas nessa faixa etária. A meta do Ministério da Saúde é que 95% tomem as vacinas, porém as equipes da Secretaria de Saúde de Passos está empenhada em vacinar 100%.
O Sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas.
A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
A poliomielite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.
O poliovírus pode ser transmitido por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa infectada. A doença é tão contagiosa que pode ser pega no ar, principalmente por pessoas que convivem com portadores do vírus. Quem tem poliomielite pode transmitir a doença semanas após a infecção.
VEJA OS POSTOS DE VACINAÇÃO
📌Sala de Vacinas do Ambulatório São Domingos das 8h às 16h.
📌Sala de Vacinas do Ambulatório da Penha das 8h às 16h.
📌Sala de Vacinas do Ambulatório Coimbras das 8h às 16h.
📌Sala de Vacinas do Ambulatório São Lucas (situada na Rua Lavras) das 8h às 16h.
📌Sala de Vacinas da USF Santo Antônio das 8h às 12h/ 13h às 16h.
📌Sala de Vacinas da USF Aclimação das 8h às 13h.
Obs: No dia D, 18 de agosto, as salas de vacinas estarão funcionando das 8h às 17h.