Um dos projetos sócio-educativos desenvolvidos pela Prefeitura de Passos, o Golaço Social, em parceria com a Escola Zico 10, recebeu avaliação positiva do coordenador geral do projeto, Eduardo Carlos dos Santos, presidente do Centro de Futebol Zico (CFZ) de Brasília. A avaliação ocorreu durante três dias, envolvendo as 750 crianças e adolescentes participantes do projeto no município. Nesta quinta-feira, o dirigente esportivo foi recebido pelo prefeito Ataíde Vilela, na Prefeitura, que recebeu o resultado do trabalho realizado no Estádio Municipal Starling Soares.
O projeto Golaço Social, em convênio com a Escola Zico 10, foi lançado pelo prefeito Ataíde Vilela em março de 2013, com a presença do ex-jogador Zico, criador do método de ensino da cidadania para crianças e adolescentes por meio da prática esportiva. A Escola do Zico é desenvolvida pela Prefeitura através do Departamento de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Essa foi a segunda vez que Eduardo dos Santos esteve na cidade avaliando meninas e meninos participantes da escolinha. Ele disse ter ficado surpreendido com o desempenho dos alunos tanto no esporte como no aprendizado da metodologia que prega a disciplina, o respeito e outras lições que contribuem para o desenvolvimento social deles. “As crianças estão muito bem coordenadas, realizando todos os trabalhos de fundamentos. Estou muito satisfeito com o resultado apresentado aqui”, destacou Eduardo, que durante o período em que esteve em Passos conversou com os pais dos alunos e explicou a eles mais detalhes sobre o caráter social do projeto.
ELOGIO NA PREFEITURA
Na Prefeitura, o coordenador elogiou o prefeito, a secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, o diretor de Esporte e Lazer, Victório Martinelli e toda equipe que atua no projeto, por acreditarem no esporte como ferramenta de inclusão social. “São 750 crianças longe dos caminhos da droga, da bebida alcoólica, das coisas erradas que o mundo oferece. Além disso, elas estão desenvolvendo seus talentos”, afirmou Eduardo dos Santos.
Ataíde Vilela agradeceu o elogio e observou que esse é um dos vários compromissos de sua administração para o desenvolvimento sócio-educacional de Passos, especialmente para a população de maior vulnerabilidade social. Outro projeto é o Programa Segundo Tempo, que atende 1.000 em diversas atividades de esporte, cultura e lazer, evitando que eles sejam influenciados por práticas ilícitas, como o envolvimento com as drogas e o crime. “Essa ótima avaliação da Escolinha do Zico mostra que estamos no rumo certo porque, quando investimos na criança e no adolescente, quem ganha é a sociedade, porque teremos menos gente na marginalidade”, disse.
DEZ MIL CRIANÇAS
Eduardo dos Santos é responsável pela coordenação de dez mil crianças em todo o Brasil. Segundo ele, a avaliação dos alunos é feita a cada três meses, recebendo atenção especial aqueles que se destacam pelo talento no futebol, que podem se tornar atletas profissionais. Essa possibilidade é reforçada pela parceria do CFZ com o Cruzeiro Esporte Clube, que, em fevereiro, fará uma avaliação de jogadores em Passos.
“Esse trabalho é contínuo. Nós fazemos todo um acompanhamento para ver o andamento do projeto. É necessário ter disciplina, respeito, principalmente amor a Deus. E são esses valores que a escola Zico 10 está resgatando. Em fevereiro vem o pessoal do CFZ de Brasília com o pessoal do Cruzeiro para avaliarem as crianças. É uma parceria entre dois clubes, sem empresário, como forma de dar mais oportunidades a esses jovens de, no futuro, ingressarem no futebol profissional. Esses atletas têm uma grande chance de passar tanto na avaliação do CFZ como na do Cruzeiro”, finalizou.