A Vigilância em Epidemiologia da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos alerta os pais de crianças de seis meses a cinco anos de idade sobre a importância de vacinarem seus filhos contra a paralisia infantil (poliomielite) e sarampo. A campanha começou sábado passado (8) e termina em 22 de novembro. Na cidade, são 11 postos de vacinação. Na zona rural, as vacinadoras estão indo de escola em escola para aplicar as vacinas.
Segundo a referência técnica em epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Júlia Paula Buzza Maia, há dois motivos para os pais se preocuparem e protegerem os filhos contra a pólio e o sarampo. “Nós estamos há 25 anos sem a doença no Brasil, mas estamos trabalhando sobre uma forma mundial de erradicação porque ainda ocorre paralisia infantil em alguns países, que pode ser exportada para o Brasil. (Quanto ao sarampo), é importante frisar que em 2014 houve vários surtos no país, com mais de 300 casos em Pernambuco. (Por isso), é importante a população saber que a gente trabalha analisando dados, por isso a campanha”, alerta.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 6.296 crianças contra a paralisia infantil e 5.529 contra o sarampo. A vacina começou a ser aplicada em Passos em 4 de novembro, com o “Dia D” da campanha realizado no sábado, quando foram imunizados 21,44% do público-alvo da campanha contra a pólio e 18,12% da meta para o sarampo.
Quem ainda não vacinou seu filho com idade entre seis meses e cinco anos deve procurar um posto de saúde mais próximo de casa para protegê-lo dessas doenças que podem causar sérias sequelas e até morte. Os postos de vacinação na cidade são: ambulatórios São Lucas, São Francisco, Penha, Coimbras, CSU (Santa Luzia), Bela Vista, Novo Horizonte, Nossa Senhora Aparecida e PSF’s Penha II e Aclimação. Na zona rural, a vacinação ocorre nas escolas.