Aconteceu na manhã dessa terça- feira (27) a comemoração dos 24 anos da Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto.
O evento contou com a presença de autoridades políticas, como o prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis; da secretária de educação, Zineti Guimarães Rattis; da diretora da escola Rosane da Penha Silva; da diretora do departamento de educação, Edna Maria da Silva Vasconcelos; do secretário de cultura e patrimônio histórico, Carlos Jorge Ribeiro; do vereador Téo Lemos, além da Banda do 12º Batalhão, educadores, alunos e sociedade civil.
Os alunos da escola promoveram apresentações de canções como “Paz” e “Aleluia”, emocionando a todos os munícipes presentes.
Na oportunidade, a instituição promoveu uma linda homenagem á professora que dá nome a escola, Jalile Barbosa Calixto, contando com a presença das filhas, Ana Maria Fonseca Nascimento e Maria de Lourdes.
Jalile nasceu em 1909, em Passos, filha de João José Calixto e Júlia Francisca Barbosa Calixto. Estudou na Escola Estadual Dr. Wenceslau Braz até a 4ª série primária, depois foi estudar num colégio interno em Pouso Alegre onde concluiu seus estudos formando-se para professora primária.
Casou-se em 1929 com José Bento da Fonseca Junior e teve 9 filhos, dos quais apenas 4 sobreviveram. Sua família é constituída de 4 filhas, 3 genros 11 netos e 18 bisnetos.
Trabalhou na Escola Dr. Wesceslau Braz, hoje denominada Escola Municipal Francina Andrade. Lecionou também na Escola Estadual Abraão Lincoln. Foi inspetora no colégio Imaculada Conceição e Diretora da Escola Estadual Luiz de Melo Viana Sobrinho.
Faleceu em 1988 com 79 anos. Após 06 anos de seu falecimento, em 22 de março de 1994 foi fundada a escola, a qual recebeu o nome de “Escola Municipal Profª Jalile Barbosa Calixto”, uma homenagem póstuma a esta grande educadora e mulher lutadora pelas questões humanitárias e com grande preocupação com a população carente.
O prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, enaltece o trabalho dos educadores passenses “quero mais uma vez agradecer ao empenho de todas as diretoras e educadoras de nossas escolas municipais, que se esforçam diariamente para oferecerem uma educação de qualidade para todos os alunos da cidade”.
A atual diretora da escola, Rosane da Penha Silva compartilha o sentimento de fazer parte dessa instituição: “o bom conceito com que a escola é agraciada nos mostra que a Escola Jalile Barbosa nunca foi algo isolado, mas sim um conjunto de esforços de todos aqueles que por aqui passaram que aqui estão e deixa sua marca, sua semente”.