A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica inicia na próxima segunda-feira dia cinco de março, uma varredura na zona rural de Passos para imunização contra a Febre Amarela. A ação acontece até 13 de março com o objetivo de vacinar a todos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina.
Uma equipe multiprofissional, composta por um médico, um enfermeiro, um agente de saúde, um mobilizador social e um motorista, vão iniciar a campanha na zona rural. Foram estabelecidos pontos de vacinação em cada localidade:
5 de março: Escola Azarias de Melo, Comunidade das Águas
6 de março: Escola Municipal Dr. Manoel Patti, Mumbuca
7 de março: Escola Municipal Oilda Coelho
8 de março: Escola Geralda Cândida, Comunidade Campos.
9 de março: Posto de Saúde da Usina Açucareira
12 de março: Escola Francisco da Silva Maia, Usina Rio Grande
13 de março: Igreja Santa Rita de Cássia na Associação, Bananal.
As doses da vacina contra febre amarela disponibilizadas não são fracionadas. Dessa forma, se o usuário receber a vacina agora não precisa tomar reforço durante toda a vida. O médico que integra a equipe irá avaliar casos específicos, observando se há indicação ou não da vacina.
Nenhum caso da doença foi notificado em nosso município, a Secretaria de Saúde está com ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que é um vetor urbano para a transmissão da febre amarela. Na febre amarela silvestre, os mosquitos transmissores são dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Caso algum macaco seja encontrado morto, é necessário entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone 3521 5046, para que seja feito os procedimentos de análise no primata.