Esse último fim de semana (17) foi agitado para o esporte passense, com as finais do Campeonato Varzeano e do Campeonato Municipal da Prefeitura de Passos. Os jogos de futebol aconteceram no estádio municipal Starling Soares.
O primeiro jogo da quente manhã foi disputado pelo time do Oriente, do professor Crasinho e o time da Portuguesa do técnico Reginho. Aos 37 do primeiro tempo a rede balançou para a Portuguesa, David, camisa 9.
O segundo tempo começou pegado com o time do Oriente tentando de todas as formas o empate, mas as coisas começaram a se dificultar, quando André recebeu o segundo cartão amarelo, aos 14 minutos e foi expulso de campo. Logo em seguida o atacante Edimar, camisa 18 da Portuguesa praticamente sacramentou a vitória do time, com um belo gol, com direita a falha do zagueiro. Izac diminuiu para o Oriente aos 37 do segundo tempo, não sendo o bastante, a Portuguesa ficou com o troféu.
A final do Campeonato Municipal da Prefeitura de Passos foi disputada entre as equipes: Novo Horizontino, comandada pelo treinador Chico, e o Fluminense do professor Zé Geraldo. O jogo que prometia ser muito pegado logo esquentou, quando em um lance polêmico, aconteceu um descontrole entre Robinho e Luquinha, do Novo Horizontino e Fluminense respectivamente e ambos foram expulsos de campo.
Ainda no primeiro tempo o Prefeito de Passos, senhor Carlos Renato Lima Reis, participou da transmissão do espetáculo, enfatizado o valor do esporte amador para o município, já que o jogo estava sendo transmitido online para todo o mundo: “Isso é muito importante para nós passenses, nossa cidade se revelando para o futebol”.
O gol do Fluminense saiu no minuto 39 do primeiro tempo, após um cruzamento de escanteio, com um chute de perna esquerda do camisa 9, Serginho. O empate do time do Novo Horizontino veio logo no inicio do segundo tempo, aos 5 minutos com Joãozinho, camisa 11.
O jogo continuou intenso e pegado dos dois lados. Ambos os times buscavam o desempate no tempo normal, mas a igualdade permaneceu até o fim e o confronto foi para a disputa de pênaltis, que para a angustia do público, continuou empatada. Todas as primeiras 5 cobranças resultaram em gol para ambos os lados, restando para o enfim desempate as temidas cobranças alternadas.
No último “tira-teima” entre as equipes deu Fluminense, graças a Leandrinho, que converteu o 6º gol dos penais. O zagueiro Branquinho chutou em cima do gol de João Paulo, acabando assim com as chances de mais um titulo do Novo Horizontino. No final do jogo, Lucas Javan, camisa 7 do Fluminense foi considerado o melhor jogador do jogo segundo os repórteres da Web TV Passos, plataforma que cobria os jogos do campeonato.
Os troféus dos campeões levam o nome de João Aoun, radialista esportivo com grande história na cidade de Passos. O jornalista esteve presente nos jogos e entregou os prêmios para os jogadores em campo, juntamente com o Prefeito de Passos.